TOD - TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR
Por: 721.376.492-68 • 18/11/2019 • Projeto de pesquisa • 2.924 Palavras (12 Páginas) • 794 Visualizações
PÓS GRADUANDA: Francisca Ione Pereira Antunes
TURMA: POSPI07 de Pós - Graduação em Psicologia Clinica e Psicoterapia Infantil.
PROFESSOR: MsC. Alberto Bezerra
DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa II
TEMA: A Importância do acompanhamento Psicológico na criança com TOD.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Uma Revisão Integrativa da Literatura sobre a importância do acompanhamento psicológico na criança com TOD.
PROBLEMA: Qual a importância do acompanhamento psicológico na criança com TOD?
HIPOTESE: A importância do acompanhamento psicoterapêutico ainda na infância, orientação com a família e a escola, utilizando as diversas formas de intervenção dentro da abordagem TCC, na criança com TOD.
1. OBJETIVOS
1.1 GERAL
Demonstrar como o acompanhamento psicológico na infância é importante para que a criança com TOD não evolua para outras patologias.
- ESPECÍFICOS
- Investigar sobre TOD em crianças, em publicações cientifica;
- Discutir a importância do acompanhamento psicológico em crianças com TOD;
- Enfatizar a importância do acompanhamento psicoterapêutico em crianças com TOD.
JUSTIFICATIVA: TOD – Transtorno Opositor Desafiador é tema desta pesquisa, é, porém a uma breve contribuição no desenvolvimento da pessoa que se avoluma e pode ser um assunto de grande relevância na área da psicologia. A prioridade é buscar uma melhor qualidade de vida para a criança com TOD e não permitir que evolua para outras patologias anti sociais através do diagnóstico e acompanhamento ainda na infância
Porque falar do TOD? Pelo fato de ser um transtorno que é bastante confundido com birras e rebeldias e que vem prejudicando a conduta social de muitos adolescentes e adultos, evoluindo para outras patologias graves, o índice desse transtorno nos últimos anos vem crescendo bastante.
Dessa forma através de várias pesquisas bibliográficas, viu-se a importância em conhecer melhor sobre as abordagens de tratamento deste transtorno de forma que possa contribuir positivamente com as crianças/ adolescentes afetados, impedindo que esse ser humano venha desenvolver uma patologia mais grave na vida adulta.
Durante as pesquisas sobre esse tema TOD, entende-se a importância em conhecer as principais dificuldades das crianças portadoras deste transtorno e alguns dos métodos aplicados pelos psicólogos, com intuito de proporcionar a melhoria nos sintomas do TOD.
Entende-se que a melhor forma de trabalhar o Transtorno Opositor Desafiador é através da multidisciplinaridade, é imprescindível em praticamente todas as intervenções que lidam com distúrbios de neurodesenvolvimento. Sendo assim, é preciso reiterar a presença de três profissionais que representam uma marca indispensável no tratamento do TOD: o neurologista, e o psiquiatra infantil. Esses especialistas são devidamente preparados e direcionados para perceber os
Sintomas e tratá-los assim que há a confirmação do transtorno juntamente com Psicólogos, analistas comportamentais e psicopedagogos que também podem
compor o grupo de especialistas que oferecem intervenções às crianças e aos jovens que convivem com o TOD. As terapias propostas por esses profissionais são
Indispensáveis para o tratamento do transtorno, principalmente se houver alguma possibilidade de comorbidades ou transtornos associados.
Infelizmente o TOD esta associado com mau prognóstico na vida adulta, expresso por alto risco de depressão, tentativas de suicídio (Angold and Costello 2001; Stringaris, Lewis ET AL. 2014), abuso de substâncias e problemas com a lei (Tremblay, Pihl ET AL. 1994).
METODO: O presente trabalho de pesquisa tem caráter qualitativo sendo realizado através de pesquisa documental, bibliográfica e Revisão de Literatura (RIL), que tem como objetivo reunir e sintetizar estudos publicados acerca de um determinado tema.
A Revisão de Literatura (RIL) também é conhecida como revisão bibliográfica, ela possui significados distintos no mundo cientifico e vem com o intuito de ajudar a construir o projeto de pesquisa em três fases especificas que são na introdução, no referencial teórico e na discussão. Lembrando que, busca cientifica é de extrema importância para a confecção de um projeto.
Uma introdução dentro da revisão de literatura precisa ter cinco elementos, compostos pela contextualização, problematizarão questões/ hipóteses, objetivos e relevância. Particularmente a revisão de literatura vai entrar na introdução e na
Problematizarão, um ponto diferencial para esta revisão de literatura, que é importante que cada vez que você saia para buscar as informações que você pense
no que você está procurando, na introdução é fundamental que essa revisão use conteúdos que justifiquem o seu objeto de pesquisa, a revisão de literatura é utilizada pra construção do contexto do seu objeto de pesquisa e da problematizarão do seu objeto de pesquisa, a pesquisa de literatura explica que e importante você separar momentos específicos para cada tipo de revisão, nesta primeira etapa é importante focar em que vai dar elementos para que o leitor entenda o objeto de pesquisa.
Na segunda etapa que é o referencial teórico é importante buscar uma revisão de literatura que aprofunde as idéias centrais do trabalho, ajudando o leitor a entender e entrar no mundo do objeto de pesquisa. Já na discussão que é a ultima etapa do projeto é necessário buscar comparações entre os seus resultados e a
literatura pesquisada, buscando similaridades ou divergências entre o seu estudo e de outras pessoas, é como se fosse à construção de uma conversa onde eu digo o
que encontrei e verifico junto a outros autores ou que já foi dito ou encontrado pra reafirmar os meus resultados ou pra discordar.
...