A Politica Social
Por: jassiacristina • 14/6/2016 • Trabalho acadêmico • 709 Palavras (3 Páginas) • 486 Visualizações
Política social
A política social é uma política, próprio das formações econômico – social capitalista contemporâneo, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção.
Assim, é possível destacar dois aspectos importantes no tocante às políticas sociais dentro do viés capitalista – o econômico e o político. No sentido econômico direciona-se à função do lucro, e está diretamente ligada à redução dos custos e elevação da produtividade. Já a questão política diz respeito à legitimação das forças capitalistas, visando à adequação dos trabalhadores ao sistema.
A primeira idéia da política social se configura acerca do crescimento do capitalismo, a luta de classe também teve seu significado para o surgimento das políticas sociais.
No tocante à questão social esta também deve ser compreendida no contexto do surgimento do modo de produção capitalista e das transformações que foram se processando no mundo do trabalho em meio a diferentes conjunturas políticas e econômicas. Segundo Iamamoto (2006, p.10), a análise da questão social traz consigo dois pontos fundamentais necessários para o seu entendimento: 1) “as configurações assumidas pelo trabalho”, que compreende desde as forças produtivas que o aperfeiçoa até as relações sociais que direcionam o seu sentido; 2) e a “arena de disputas dos diferentes projetos societários”. A questão social é, para ela,
[...] indissociável do processo de acumulação e dos efeitos que produz sobre o conjunto das classes trabalhadoras [...]. Ela é tributária das formas assumidas pelo trabalho e pelo Estado na sociedade burguesa e não um fenômeno recente [...] (Ibidem, p. 11).
Por tanto, há uma problematicidade na política social dado que ela se insere no âmbito da tentativa de buscar certo grau de compatibilidade entre o capital e o trabalho.
Esclarecendo: a política social de qualquer forma que seja manifestada, e garantida e efetivada apenas com o custeio do próprio beneficiário, ou seja, dos trabalhadores assalariados tal custeio e imposto ao trabalhador ante a justificativa de ser ele o mantedor de todo um conjunto de benefícios concedidos pelo estado em prol da classe trabalhadora.
Porem quando os poderes públicos matem uma política social em evidencia, na maioria das vezes e inganatoria sua intenção nem sempre vai ser em prol ao trabalhador, e sim na realidade e o estado incluindo um plus na remuneração do empregado não em espécie.
Nessa perspectiva observam-se ações governamentais que garantem um mínimo de subsistência ao empregado, o que, conseqüentemente, reflete no preço da força de trabalho que a ele e pago pelo empregador.
80 anos do Serviço Social no Brasil
Em 1936 funda-se a primeira escola de Serviço Social no Brasil. Essa data foi eleita como data em que surge a profissão de Serviço Social no país, perpassando por momentos históricos como a criação do CFESS, o congresso da virada, a elaboração do código de ética, a aprovação da lei das 30 horas ate chegar aos dias atuais, com a mensagem de que a defesa intransigente do valor da liberdade deve continuar sendo a norte dessa profissão combativa e defensora do direitos da classe trabalhadora.
...