TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REFORMA DA PROVIDENCIA SOCIAL E A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Por:   •  10/12/2017  •  Resenha  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL

SERVIÇO SOCIAL – 1° PERÍODO

Aluno:

RA:

Professor:

MESA DE DEBATE SOBRE: “A REFORMA DA PROVIDENCIA SOCIAL E A PREVIDENCIA COMLEMENTAR.”

Ocorreu no dia 08/11/2017 as 19 horas no auditório central da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus do Mucuri, uma mesa de debate discutindo sobre a reforma da providência social no país e registrando os 11 anos do curso de serviço social na UFVJM. Foi organizado este debate pelos professores ( nomes ) O debate teve como foco os discentes e veteranos do curso de Serviço Social, a comunidade acadêmica, bem como a população que tem interesse neste assunto, para apontar a respeito à reforma da providência social.

Após pequeno discurso sobre os 11 anos do curso Serviço Social, o professor ( ) relatou sobre a Sociedade Capitalista, Economia, CAPS. Segundo o governo a economia voltaria a funcionar bem, o governo/estado poderia mais investimentos, reduzir juros e favorecer o mercado como o todo, questões bem peculiares relativas a inflação. Com o estado em crise economia ocorre um efeito cascada, porque deixam de existir investimentos, e por consequência diminuem os postos de trabalho e no sentido que a reforma previdenciária e trabalhista, por si, não são suficientes para equilibrar as contas. Na verdade o que se faz no governo de “direita” como é o de Michel Temer é reduzir ou flexibilizar direitos sociais, como a previdência e o trabalho na defesa de interesse do capital das grandes empresas, a crise economia brasileira tem outros fatores. Creio que inexistem pontos positivos sobre a ótica do empregado, só dificultará a aposentadoria.

O intuito do governo é reduzir o número de concessões de aposentadorias, porque para se aposentar tem requisitos. Há especialistas que dizem que em verdade não existe o rombo alegado pelo governo!

CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que tem como atendimento prioritário. Pessoas esquizofrênica, pessoas que tem transtorno de bipolaridade, ansiedade grande generalizada. O maior desafio das CAPS é ver as pessoas saírem recuperadas, assim terem uma vida social normal como qualquer pessoa.

A professora ( ) relatou por slide sobre o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), PEC (Projeto de Emenda Constitucional). INSS é onde todos está. A maioria das pessoas estão no INSS pelos benefícios, e só tem benefício da instituição, por exemplo: aposentadoria, seguro-desemprego, pensão por morte, acidente de trabalho, doença entre outros. Segundo informações a maior dificuldade do INSS é conseguir melhorar o valor da aposentadoria, pois ela gasta mais do que arrecada.

Já a PEC é o projeto de emenda à constituição que está provendo uma reforma da providencia social. Tendo as principais mudanças como por exemplo: idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos mulheres mais 20 anos de contribuição e o que o governo não levou em conta é que em cada Estado a mortalidade varia, algumas pessoas morrem antes mesmo de receber esse benefício e quando recebem já não podem usufruir porque o dinheiro vai para pagamentos de remédio e consultas médicas.

Um dos temas relatados nos slides do professor João Paulo foi, “Precisamos falar da previdência!”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com