ALCOOLISMO, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA.
Por: GALMIRANDA • 25/11/2016 • Projeto de pesquisa • 904 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
OURICURI-PE
2016
ALCOOLISMO, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA.
RESGATANDO A CIDADANIA.
Projeto de intervenção apresentado à UNESF de Ouricuri, do Curso de Serviço Social como requisito para obtenção de nota. Orientadora: Profª. Juliana Sampaio
OURICURI-PE
2016
SUMÁRIO
1. Introdução.........................................................................................05
2. Justificativa do tema.........................................................................06
3. Objetivos...........................................................................................07
4. Referencial teórico metodológico.....................................................08 ..........................................................................................................09
5. Cronograma......................................................................................10
6. Conclusão..........................................................................................11
7. Referência bibliográfica....................................................................12
Antes de falar do tema proposto, vamos mostrar a realidade populacional do Município de Bodocó/PE, segundo dados do IBGE em 2010.
ALCOOLISMO, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA.
RESGATANDO A CIDADANIA.
1. INTRODUÇÃO
O título para o projeto de intervenção que será realizado com um grupo de alcoólatras, aproximadamente, 08 homens, de faixa etária 20/35 anos, frequentadores dos bares, situados na Rua 04 de Outubro, centro, Bodocó, Alcoolismo, uma questão de saúde pública. Resgatando a cidadania, tem como tema gerador a falta de amor próprio e de autoestima, como questões centrais. Como esses dois fatores podem influenciar na não efetivação do trabalho de reabilitação.
“Segundo o site Alcoolismo Dando a Volta por Cima, foi em 1967 que a dependência do álcool foi considerada doença. Pela Organização Mundial de Saúde à Classificação Internacional das Doenças (CID-8), a partir da 8ª Conferência Mundial de Saúde. No CID-8, os problemas relacionados ao uso de álcool foram inseridos dentro de uma categoria mais ampla de transtornos de personalidade e de neuroses”. (site: http://www.comunicacaouniuv.com.br/especial)
2. JUSTIFICATIVA DO TEMA
Este projeto versa uma intervenção voltada para o incentivo à recuperação dos dependentes alcoólicos que frequentam os bares da Rua 04 de Outubro, no intuito de auxiliá-los nas suas reabilitações.
Há uma frase que diz: “Não coloque limites em seus sonhos, coloque fé”. Tomando por fundamento essa frase escolhemos o tema Alcoolismo, uma questão de saúde pública. Resgatando a cidadania, com base na realidade que vivenciamos na nossa cidade, principalmente de jovens que se entregaram ao alcoolismo, como se não tivessem nenhuma perspectiva de futuro, também com o intuito de levantar alguns questionamentos sobre o porquê dessa opção de vida, bem como realizar intervenções no sentido de resgatar a sua autoestima, a partir do livramento do terrível vício, que é o álcool.
O objetivo desse projeto de intervenção é mostrar aquele grupo de alcoólatras que eles são capazes de vencer o álcool. Podem e devem fazer a diferença em suas vidas, partindo do princípio que nós podemos tudo, basta querer. A força está dentro de cada um de Nós.
3. OBJETIVOS
Promover intervenções na problemática do alcoolismo que afeta um grupo de dez homens, aproximadamente, de faixa etária entre 20 e 35 anos de idade, que consomem assiduamente bebidas alcoólicas, do tipo cachaça (cana velha) nos bares da Rua 04 de Outubro, em Bodocó-PE.
3.1. OBJETIVO GERAL
Estabelecer com equipe de Órgãos competentes, como CRAS, Alcoólicos Anônimos, métodos e formas de promover a reabilitação desses dependentes alcoólicos.
3.2. OBJETIVO ESPECÍFICO
• Buscar meios de tratamento para o alcoolismo;
• Conscientizar o dependente do malefício do álcool para a saúde;
• Recuperar a autoestima desses dependentes.
4. REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO
O trabalho de reabilitação com esses dependentes se dará primeiramente
...