O Beneficio De Prestação Continuada
Por: jorge010 • 18/7/2023 • Projeto de pesquisa • 2.749 Palavras (11 Páginas) • 89 Visualizações
[pic 1]
__________________________________________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ZIUMARIA CABRAL DE ALMEIDA
PRÉ PROJETO DE TCC
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC E SEUS IMPACTOS SOCIAIS
___________________________________________________________________
Barra do Corda-MA
2023
ZIUMARIA CABRAL DE ALMEIDA
PRÉ PROJETO DE TCC
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC E SEUS IMPACTOS SOCIAIS
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social – Universidade Anhanguera, para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.
Professor da disciplina:
Barra do Corda - MA
2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 5
3. OBJETIVOS 6
3.1 OBJETIVO GERAL 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4. JUSTIFICATIVA 7
5. METODOLOGIA 8
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 9
6.1 BREVE HISTÓRICO SOBRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA..........9
6.2 CARACTERIZANDO E CONHECENDO O PROGRAMA DE BENEFICIOS E PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC...................................................................11
6.3 OS IMPACTOS DO BPC NA VIDA DE SEUS BENEFICIÁRIOS – ASPECTOS SOCIAIS...............................................................................................................12
7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÂO 13
8. ORÇAMENTO 13
9. RESULTADOS ESPERADOS 14
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 15
INTRODUÇÃO
O presente estudo visa trazer uma abordagem, cujo, o tema está relacionado a aspectos do programa Benefício de Prestação Continuada - BPC com mudanças na vida social e econômica dos beneficiários, levando em consideração, os impactos causados por esse programa.
A Assistência Social tem como objetivo a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice, assim como, a habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de deficiências, promovendo sua integração à vida comunitária, e por meio do BPC, garantindo lhes 1 (um) salário mínimo mensal àqueles que comprovarem ser idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, ou deficientes, e comprovarem não possuir meios de prover seu próprio sustento ou ser provida por sua família, regulamentado no Art. 2º, Lei nº 8.742 de 93.
Para a discorrer sobre o tema deste trabalho, utilizou-se de ampla pesquisa bibliográfica, adotando o método de pesquisa exploratória, qualitativa e explicativa, com base na Constituição Federal, Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, dados de artigos, livros e obras publicadas relacionadas ao tema de autores como Simões (2011), Santos (2012), Faleiros (2014), para explanar entendimentos, e interpretações, fundamentando, teoricamente, este trabalho.
Assim, esse trabalho trará como discussão os impactos do BPC na vida dos seus beneficiários. Grande parte da população desconhece o benefício, e aqueles que têm conhecimento sobre ele, em sua maioria pensa ser um benefício previdenciário. O benefício é assistencial e abrange a população idosa e as pessoas com deficiência. Inicialmente é preciso que os usuários avaliem os critérios para se encaixarem no perfil, como por exemplo, o idoso deve ter no mínimo 65 anos de idade, e a pessoa com deficiência, que seja provada a sua impossibilidade de prover o seu sustento.
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O Tema questão busca nortear o acesso ao Benefício de Prestação continuada e seus impactos na vida dos beneficiários. Sendo assim, a problemática acerca do tema, dar-se pelo reconhecimento da dificuldade de acesso a esse benefício em que muitos indivíduos que têm direito ao BPC e não o conseguem. Então, quais as dificuldades e impactos que o BPC pode causar na vida das pessoas e na sociedade?
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Realizar um estudo sobre os impactos do BPC na vida dos beneficiários
Objetivos Específicos
Caracterizar a ações do servidor social junto ao acesso e aplicação do BPC;
Pesquisar como os beneficiários acessam e obtém conhecimento sobre o benefício;
Identificar como o benefício está sendo utilizado pelo beneficiário;
Investigar se o benefício vem oferecendo mudanças na vida dos beneficiários;
JUSTIFICATIVA
Assistência social é direito social inserido constitucionalmente, voltado à melhoria das condições de vida e cidadania de determinados grupos da sociedade, a fim de possibilitar o recebimento de amparo através do benefício assistencial. O Benefício de Prestação Continuada tem caráter assistencial, regido pela Lei n. 8.742-93, denominado LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) e do decreto 1.744, de oito de dezembro de 1995, que fazem parte das regras do BPC. Posteriormente o Decreto 6.214 de vinte e seis de setembro de dois mil e sete, que estabeleceu a nova regulamentação ao benefício em questão.
...