OS PRESTADORES DE SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS
Por: Tamferss • 9/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.159 Palavras (13 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO 1)introducao................................................................................................................03 2)DESENVOLVIMENTO.....................................................................................................04 3)CONCLUSAO..................................................................................................................12 BIBLIOGRAFIA..................................................................................................................13
1)- Introdução:
Esse trabalho visa à explanação de informações adquiridas ao longo do estudo, de pesquisas bibliográficas e por meio de entrevistas com os profissionais responsáveis pela gestão das políticas de saúde do município de Siqueira Campos Paraná, mais precisamente relacionado aos conselhos gestores, articulando e comparando as ações praticas e a teoria deste, com a importância do Serviço Social neste âmbito. Visando uma colaboração nas atitudes e ações que deva ser tomadas de forma que melhore a qualidade dos serviços prestados aos usuários.
Todas as atividades e informações aqui desenvolvidas serão em torno da realidade do Município.
Fazer-se-a uma observação e uma descrição mais abrangente que requereu uma pesquisa junto aos órgãos competentes e personalidades sobre dados estatísticos e complementares, formação da mesa gestora, seus integrantes e ações tomadas mais relevantes em relação ao desenvolvimento publico desta política, pois, “Saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e acessórias que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e a acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, prestação e recuperação.” É o que preceitua a Constituição Federal no seu Artigo 196. E que foi prevista em seu art. 198, III, a participação popular como sendo uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde e co-participantes de todas as decisões tomadas em relação ao futuro da saúde no País, estado e município, cabendo a todas as esferas da sociedade, uma parcela de responsabilidade.,
Posteriormente criando um elo na formação ética profissional desses Conselhos com as caracterististicas do Código de ética Profissional do Serviço Social, visando uma interação dos objetivos e sistematizando a importância dessa categoria profissional estar inserida e atuante também nesse âmbito considerando a intermediação de direitos, defendida pelo serviço social também nessa política, afirmando ainda mais a extrema necessidade do Serviço Social participar de todas as esferas de interesse publico.
2)- DESENVOLVIMENTO:
Siqueira Campos é um município situado ao norte do Paraná, emancipado politicamente desde 23 de setembro de 1920. Vizinho dos municípios de Quatiguá, Tomazina e Wenceslau Braz. O município se estende por 278 km quadrados. Os habitantes se chamam Siqueirenses e conta com aproximadamente 20.303 habitantes com 66,37 habitantes por quilometro quadrado. O Prefeito em exercício se chama Fabiano Lopes Bueno e esta no poder desde 2012, sendo reeleito este ano, permanecendo neste cargo até 2020.
Conta com um departamento Municipal de Saúde, desde 1942, onde são desempenhadas todas as funções e atendimentos referentes à Saúde do Município sendo administrado pelo Diretor da Secretaria de Saúde Wilha Galdino.
Esse departamento é responsável pelo gerenciamento dos equipamentos públicos referentes à área da saúde. O município conta com uma Santa Casa de Misericórdia, cinco Postos de Saúde da Família- PSF, localizados nos bairros mais afastados, um posto de saúde central, e um no distrito da Alemoa; e na sede do departamento municipal acontecem os agendamentos, distribuição de passagens aos usuários que realizam atendimentos especializados, nos municípios participantes dos consórcios e responsáveis por garantir atendimentos médicos especializados; ali, também se encontra os gestores, área administrativa e as Assistentes Sociais Regina e Vera que realizam atendimento aos usuários, ocorre também à entrega de leites especiais, formulas modificadas e a entrega exames específicos realizados fora do município.
O conselho gestor no município segundo portaria 004/2016 foi estabelecido por FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e ainda amparado na Lei Municipal n.º 572/2011 de 20/05/2011.
RESOLVE:
Art. 1º – Nomear os munícipes abaixo relacionados, para compor o CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SIQUEIRA CAMPOS – CMS, para o quadriênio de 2016/2019, conforme segue:
I. DO GOVERNO MUNICIPAL:
Titulares: Cristina Sconton Ortiz Passos
Wilha Galdino Alves
Suplentes: Robson da Silva Reis
Vanessa Bassani Marques de Gois
II. DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS:
Titular: Claudio Guilmo
Suplente: Letícia Fátima Ribeiro
III. DOS TRABALHADORES DO SUS
Titulares: Silmara Cristina Caldeira dos Santos
Viviane de Fatima Xavier Queiroz
Teflaneo Fidencio dos Reis
Suplentes:
Fabiane Aparecida da Silva Vidal
Tânia Maria Carvalho
Elisandra Galvão
IV. DOS USUÁRIOS
Representantes do Asilo São Vicente de Paulo
Titular: Claudemir Batista Ribeiro
Suplente: Marina Lívia de Souza
...