A Categoria Questão Social Em Debate
Por: Lucaslinon • 27/9/2024 • Resenha • 490 Palavras (2 Páginas) • 64 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
LUCAS DOS SANTOS FREITAS
FICHAMENTO
A CATEGORIA QUESTÃO SOCIAL EM DEBATE, DE ALEJANDRA PASTORINI.
FORTALEZA
2024
2
O objetivo deste capítulo é abordar sobre a questão social e suas transformações políticas , econômicas e sociais que tem como resultado o sistema capitalista que gera as desigualdades entre a relação capital x trabalho.
As ideias da Autora são fundamentais para entender a importância das mudanças que aconteceram no mundo capitalista industrial e com a questão social ‘’ com o surgimento do pauperismo no ocidente.
As ideias contribuem para uma reflexão crítica sobre os ´´ novos sujeitos´´, novos usuários´´ que teriam novas necessidades``. Além disso, a citação segundo Rosanvallon: o crescimento do desemprego e o aparecimento de novas formas de pobreza (nova pobreza, exclusão social etc.) estariam indicando o surgimento da ´´ nova questão social ´´. Destaca a importância de refletir sobre os direitos humanos , que em suas práticas cotidianas refletem em um hábito higienista.
41
citação direta
Essa chamada ‘’ nova pobreza`` deve ser analisada tendo em consideração uma dupla dimensão: por um lado , a pobreza ´ convencional´´ inerente ao sistema capitalista, que destaca a ausência de renda e as desigualdades de classe, é necessário não esquecer o empobrecimento que vivenciam alguns setores da população , sobretudo mais bem situado socialmente.
COMENTÁRIO
Assim, sobre as mudanças contemporâneas da sociedade capitalista e o seu cotidiano, é importante destacar que a exploração do sistema capitalista em de um processo histórico para os autores tem a ideia de avanços e retrocessos nos aspectos sociais e políticos com a modernização conservadora. O brasil tem suas potenciais econômicas e riquezas naturais , porém as distribuições dessas riquezas não são igualitárias. como diz na música das meninas: que o pobre cada vez fica mais pobre… e o rico cada vez fica mais rico é que o motivo todo mundo …
página 42
citação direta
[...] quer dizer que a flexibilização na contratação dos trabalhadores , que agora se apresentam em grandes quantidades como temporários , causas , subcontratados etc., vem acompanhando de uma menos segurança de emprego e de um maior nível de demissão a curto prazo , sem a cobertura da proteção social correspondente [...]
COMENTÁRIO
Em outras palavras, Pastorini diz que a forma como os trabalhadores são assegurados temporariamente , por exemplo , não assegura que o trabalhador fique com segurança no seu emprego e acaba perdendo os seus direitos trabalhistas e sua dignidade humana. Acontecendo assim um processo de adoecimento para classes mais vulneráveis , sobretudo a classe trabalhadora , no sentido de retrocessos históricos. Hoje no nosso cotidiano iniciamos inúmeras negligências no mercado de trabalho como contratações via MEI, sem seguridade de trabalho e bolsas que não matem o básico para sustentar uma renda salarial digna, sobretudo no que diz respeito a ideia que foi construída socialmente sobre a flexibilização do trabalho.
...