A Politica Social
Por: edsonsoa • 30/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 487 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
Baseado no autor solicitado para o trabalho O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente. O estado é empregado de diversas formas em uma área governamental com um objetivo específico ou em uma situação de calamidade (emergencial) . Estado é uma sociedade politicamente organizada, composta f isicamente p or um contingente populacional (povo) ab rigado dentro de uma área te rritorial com objetivos determinados. Os elementos essenciais à formação do Estado são: o território, a população e a soberania. Esse último garantido através das leis que regem o país e delimita m suas f ronteiras. O Estado representa tudo que é pú blico dentro de um país, como por exemplo: escolas, hospi tais, forças armadas, polícia, órgãos estatais, entre outros.
Estado de bem estar social é o agente que promove e organiza a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida e é um modelo de governo que tem como obrigação garantir o bem está econômico e social da população. O Estado de Bem Estar Social surgiu após a segunda guerra mundial onde passou a intervir fortemente na área econômica, praticamente todas as atividades produtivas a fim de assegurar a geração de riquezas materiais junto à diminuição das desigualdades sociais. Com a crise do estado de bem estar social nos países industrializados ocidentais, estão relacionados à crise fiscal provocada pela dificuldade de harmonizar os gastos públicos com o crescimento da economia capitalista. Assim, ocorre a desunião entre capital x trabalho, onde ocorrem conflitos na tentativa de assegurar seus próprios interesses.
O Brasil nunca chegou a estruturar um estado de bem estar social semelhante aos países de primeiro mundo. Na década de 1970, quando ocorreu a transição para a democracia, os partidos políticos de esquerda e os movimentos populares acreditavam que tinha chegado o momento de saldar a imensa divida diante das profundas desigualdades sociais e pobreza extrema no país, estes anseios foram frustrados.
...