Artigo Científico Pena de Morte
Por: laura.souza • 10/12/2019 • Trabalho acadêmico • 1.487 Palavras (6 Páginas) • 267 Visualizações
Serviço Social de caso, grupo e comunidade
• Serviço Social de caso
• É o processo que desenvolve a personalidade através de um ajustamento consciente, indivíduo por indivíduo entre os homens e seu ambiente. (Richmond, 1915)
• O Serviço Social de caso caracteriza pelo objetivo de fornecer serviços básicos e de aconselhamento de modo que seja desenvolvida a capacidade psicológica do cliente e seja levado a utilizar dos serviços existentes para atender a seus problemas. (Gordon Hamilton, 1958. P.38)
• O sistema principal do Serviço Social de caso é a pessoa em situação, segundo Mary Richmond o diagnóstico social é a tentativa para chegar à definição, a mais exata possível, de uma situação social ou de uma situação pessoal. O Serviço Social de caso pode ser concebido como um instrumento ou meio para libertação da liberdade individual.
• Serviço Social de grupo
• Era então definido como: " um método do Serviço Social que ajuda os indivíduos a aumentarem seu funcionamento social, através de objetivos e experiências de grupo e a enfrentarem, de modo mais eficaz os seus problemas pessoais, de grupo ou de comunidade." (Gisela Konopka, 1979. P.33)
• Serviço Social de Comunidade
• A organização de comunidade depois chamado de desenvolvimento de comunidade também apresenta características semelhantes ao caso e ao grupo, pois, objetiva o ajustamento do indivíduo durante a década de 1950 onde o Serviço Social incorpora a política desenvolvimentista no ensino que enfatiza a aceleração econômica, incentivada pela industrialização e modernização capitaneada pelos Estados Unidos. Ao Serviço Social caberia contribuir para o aprimoramento do ser humano, mesmo que o país convivesse com setores subdesenvolvidos.
• O Desenvolvimento Comunidade foi uma estratégia lançada para garantir a propriedade, o progresso social e a hegemonia ideológica americana (capitalismo).
• 1945- Criação da ABESS (Associação Brasileira das Escolas de Serviço Social)
• 1948- Criação do primeiro código de ética do Serviço Social;
• 1954- Regulamentação do ensino de Serviço Social (por Getúlio Vargas);
• 1956- Reconhecimento da profissão.
• Movimento de Reconceituação do Serviço Social
• O Serviço Social nasceu da influência da igreja católica, e tem como norte resolver a questão social.
• O Movimento de Reconceituação do Serviço Social foi constituído por segmentos expressivos de profissionais do Serviço Social que em diferentes países desenvolveram a crítica ao Serviço Social tradicional, desenvolvido na América Latina desde o seu início com a criação da 1° escola de formação de profissionais fundado no Chile em 1925.
• Este movimento esteve alinhado com a vitória da Revolução Cubada em 1959 e também pelos movimentos de resistência à contra revolta que se organizava e se impunha através das ditaduras militares, impulsionado a crítica ao Serviço Social e ainda a utilização da necessidade de termos uma literatura própria. Começam a produzir literatura alguns autores:
• Vicente de Paula e Seno Cornely (Brasil)
• Natálio Kisnerman (Argentina)
• Bóris Alexis Lima (Venezuela)
• Tentativas de superação do pragmatismo através de alguns movimentos do Movimento de Reconceituação do Serviço Social mediante algumas estratégias:
• Criação de espaços de divulgação de ideias e fundamentos das análises críticas sobre o Serviço Social, no que se destaca CELATS (Centro Latino Americano de Trabalho Social) no Peru e na Cortez Editora no Brasil;
• Formação acadêmica, compreendendo ensino e pesquisa;
• Criação de grupos de pesquisa;
• Organização política da profissão sob orientação do pensamento critério Marxista. E na reflexão de GRAMSÁ (1999. P.95 )
Momento de crítica e de consciência
↳Avanços no pensamento do Serviço Social
↳Lei que regulamenta a profissão
↳Projeto Ético Político da Profissão
↳Código de Ética do Assistente Social
•O seminário de Araxá
Em março de 1967, de 19 a 26, em Araxá (MG), o centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS), decidiu reunir um grupo de 38 assistentes sociais, de vários estados, durante uma semana, num seminário cujo objetivo era examinar a questão da "Teorização do Serviço Social"; no final os participantes apresentaram um documento que até hoje é conhecido como documento de Araxá com os seguintes destaques:
• A distinção dos caracteres corretivos, provenientes e promocionais;
• A distinção entre objetivo remoto do Serviço Social e os objetivos operacionais;
• Definição de uma maneira geral das funções do Serviço Social;
• Adoção de metodologia em nível de micro e macro atuação.
O grande mérito de encontro foi o de apresentar uma síntese da evolução de Serviço Social no Brasil e permitir a partir dele que surgisse novas ideias principalmente uma preocupação com a metodologia do Serviço Social.
• O seminário de Teresópolis (abril de 1970)
O CBCISS mais uma vez teve a iniciativa de organizar um segundo seminário para tratar de um assunto específico: A metodologia do Serviço Social. Inicialmente previsto para outubro de 1969, em Araxá, teve de ser adiado por motivos políticos, para janeiro de 1970. Nos mesmos moldes do seminário de Araxá, o encontro reuniu 35 assistentes sociais de vários estados que foram divididos em 2 grupos:
• "A" e "B" e trabalharam sobre documentos prévios, algum dos quais se tornaram clássicos para os estudos de Serviço Social.
• O grupo "A" adota o esquema indutivo
• O
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