Copa 18 de Maio - Combate ao Abuso e Exploração Sexual conta Criança e Adolescente
Por: Josiel Mello' • 15/5/2019 • Ensaio • 685 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
[pic 1]
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEMAS
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS
SERVIÇO DE REFERÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS –SCFV
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O 18 DE MAIO
COPA 18 DE MAIO
2019
COPA 18 DE MAIO
1 CAMPANHA
A Campanha Faça Bonito, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Anualmente a Campanha tem um dia Nacional de mobilização, o dia 18 de Maio. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A campanha já alcançou muitos municípios do nosso país. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
2 JUSTIFICATIVA DA COPA 18 DE MAIO
A presente proposta pretende utilizar o esporte em sua modalidade, o futebol, como expressão conscientização e mobilização, enfatizando a campanha 18 de maio, o futebol é uma das principais modalidades atrativas de nossa cidade, a prática do esporte é extremamente importante para auxiliar na qualidade de vida da criança e adolescente. O esporte traz benefícios físicos e fisiológicos, traz também benefícios emocionais e benefícios sociais, aprendendo os limites e os comportamentos importantes na convivência social com outras crianças e adultos abrindo porta para a sociabilidade, contribuindo para a educação, para o convívio e desenvolve a aprendizagens que serão úteis para o resto de sua vida, começando a aprender a lidar com o próximo, aprender a obedecer regras.
Por meio disso faz-se viável a agregação do futebol como ferramenta de mobilização e conscientização durante a campanha, pois o mesmo atrai muitos jovens e assim podem ser sensibilizados ao combate à exploração e abuso sexual.
3 OBJETIVO
A copa tem como principal objetivo, mobilizar, sensibilizar e conscientizar as crianças, adolescentes, jovens e a sociedade sobre a importância do combate contra o abuso e exploração sexual contra crianças e Adolescentes, através do futebol.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover a aprendizagem em grupos;
- Promover a conscientização e sensibilização ao combate contra a exploração e abuso sexual contra Crianças e adolescentes;
- Realizar o intercâmbio social e a solidariedade através do futebol.
4 METODOLOGIA
4.1 AS ATIVIDADES
A copa dará início no dia 18 de maio (Sábado) e terá continuidade nos dias 19 (Domingo) e dia 24 (sexta-feira), que será a final junto com a premiação e caminhada, totalizando três dias, as atividade darão início as 7 horas da manhã no Ginásio Poliesportivo da Cidade de Areia Branca, com as seguinte modalidade no decorrer dos 3 dias: Sub 8, sub 11, sub 13, sub 15 e queimado.
4.2 PÚBLICO
Crianças a partir de anos de idade, adolescentes e jovens, os times do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV da Cidade, Ponta do Mel e São Cristóvão, times de associações da cidade também serão convidados, grupo de Meninas para o queimado.
...