DILATAÇÃO LINEAR DOS SÓLIDOS
Trabalho Universitário: DILATAÇÃO LINEAR DOS SÓLIDOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DINHO_SANTOS • 29/5/2014 • 481 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
Introdução:
Sabemos que todo corpo é formado por moléculas, e que estas moléculas estão sempre em agitação e movimento, e sendo estas submetidas a exposição de calor, alteram seus volumes em cosequencia de uma maior agitação, expandindo a forma e o tamanho do corpo. A esta expansão dar-se o nome de dilatação. Ao analisarmos essa dilatação em um corpo, podemos observar que pode ocorrer em diversos sentidos, podendo ser classificada em superficial e ou linear.
Objetivo:
Neste experimento teremos como objetivo analisar o coeficiente de dilatação linear de uma haste metálica e classificar o material utilizado no experimento tendo como referência o coeficiente de dilatação.
Teoria:
Chama-se dilatação linear todo acréscimo às dimensões de um corpo por influência do calor que lhe é transmitido. O fenômeno é explicado pela variação das distâncias relativas entre as moléculas, associada ao aumento de temperatura.
Aplica-se apenas para os corpos em estado sólido, e consiste na variação considerável de apenas uma dimensão.
Material Utilizado:
• 01 Conjunto de dilatometro linear;
• 02 Termômetros;
• 01 Água;
• 01 Barra de metal
Fig. 01
(1) Conjunto de dilatometro linear.
Descrição do Experimento:
Primeiramente coletou-se todos os dados iniciais do conjunto do dilatômetro, temperatura dos dois termômetros (tanto na barra quanto na água), a marcação inicial do dilatometro e o tamanho inicial da barra de metal de estudo. Ligando o conjunto de dilatometro, o mesmo iniciou o aquecimento da água em seu interior, quando do aumento da temperatura da água, até que esta chegou ao ponto de ebulição e iniciou o processo de transferência de calor para barra de metal de estudo, através de vapor conduzido pelo tubo conectado tanto na barra como na saída de vapor do equipamento.
Ao longo do aquecimento, pode-se observar pequenas mudanças na marcação do dilatometro, até que a temperatura no termômetro da barra registrou uma constante de 95º, indicando um pico no marcador do dilatometro de 0,69mm, conforme Tabela 01 abaixo.
Tabela 01 e Dados:
TABELA 01 (DADOS)
DILATAÇÃO
∆l COMPRIMENTO INICIAL
l_0 COEFICIENTE DA DILATAÇÃO LINEAR
a COEFICIENTE DA TEMPERATURA
∆t
0,69 mm 483mm 〖95〗^°_____〖29〗^°= 〖66〗^°
...