Dilatação Linear
Casos: Dilatação Linear. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wellington.cloir • 29/11/2013 • 619 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
1º – Definições
ΔL – variação de comprimento
L0 – comprimento inicial
α – coeficiente linear
Δθ – variação de temperatura
m – metros
ºC – graus Celsius
mm – milímetros
2º – Introdução
Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, sofrem aumento ou diminuição nas suas dimensões. Vale deixar bem claro que essa variação é bem pequena, e que muitas vezes ela não é perceptível a olho nu, necessitando, assim, de equipamentos, como o microscópio, para poder visualizar.
Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo, os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles aumenta. Assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele se dilata. De uma forma geral, todos os corpos se dilatam após serem aquecidos e se contraem após terem sua temperatura reduzida.
A dilatação linear é aquela em que ocorre variação em apenas uma dimensão, ou seja, o comprimento do material. Imagine a seguinte situação: uma barra de metal de comprimento Li à temperatura ti, é aquecida até uma determinada temperatura tf. O que se percebe é que a barra, após o aquecimento, não tem mais o mesmo comprimento, ou seja, ela sofreu uma variação na sua dimensão, no seu comprimento, ela se dilatou. Veja:
Onde ΔL = Lf – Li é a variação do comprimento, ou seja, a dilatação linear da barra. E Δt = tf – ti é a variação da temperatura da barra. Experimentalmente verifica-se que:
- o comprimento inicial (Li) é proporcional à temperatura inicial (ti);
- o comprimento final (Lf) é proporcional à temperatura final (tf);
- a dilatação linear depende do material que constitui a barra.
Mediante essas constatações foi determinada a seguinte equação para dilatação linear dos corpos: ΔL = Liα Δt, onde α é denominada de coeficiente de dilatação linear, é uma constante característica do material que constitui o corpo.
3º – Objetivo
Determinar os coeficientes de dilatação linear das três hastes de metal.
4º – Desenvolvimento (Materiais e Métodos)
No laboratório de Física Experimental estavam disponíveis uma haste de metal, uma manta aquecedora, um termômetro com escala em Celsus e mesa suporte, conforme ilustrado as figuras abaixo:
Figura – 01
Figura - 02
Também estavam disponíveis um dilatômetro de precisão em milímetros conforme ilustra as figuras abaixo:
Figura – 03
Figura - 04
Na figura abaixo o experimento iniciou.um béquer de 50 ml foi acionado na saída da mangueira do dilatômetro para que posteriormente fosse medido a temperatura(figura 06) .
Figura – 05
Figura – 06
Na primeira parte do experimento foi
...