Envelhecimento
Por: Niquenikita • 10/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 283 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
Serviço Social e envelhecimento
O que é envelhecimento? (Mascaro – Um pouco de história)
Os idosos na antiguidade
Realidade da velhice – não há dados suficientes nas sociedades antigas – as únicas fontes são pedras tumulares (não são representativas) – mulheres e escravos não contavam na sociedade – a velhice começava cedo e a longevidade era rara – as meninas casavam-se muito jovens – baixa expectativa de vida.
OBS: Não havia nada formalizado sobre a aposentadoria – a obrigação ao serviço militar só terminava com 60 anos de idade – apenas a doença, a invalidez ou a morte interrompiam a atividade dos trabalhadores manuais ou dos intelectuais
O respeito à maturidade – a idade madura e avançada eram prestigiadas na antiguidade. Na Grécia os anciãos avaliavam e decidiam qual recém-nascido deveria viver ou morrer - era também um costume honroso o neto receber o nome do avô – a avó tinha um papel importante na família (confiança – idoso, virtuosa, responsável).
Filhos – tinham a obrigação de cuidar da subsistência dos pais idosos, quando necessário, e se não fizessem, estavam sujeitos a multas e à prisão – O poder paterno era soberano, podendo inclusive condenar o filho a morte.
OBS: A tarefa dura dos trabalhos no campo afastava os velhos das atividades – os guerreiros eram jovens adultos em pleno vigor
O pai era um ser autoritário e seu poder podia ser identificado ao poder de Deus: único e poderoso. Os jovens obedeciam e respeitavam os mais velhos, como obedeciam a Deus. Os idosos afastavam-se esperando a morte. Estes eram preocupados em transmitir aos descendentes as tradições da família. As MULHERES IDOSAS acabavam viúvas, sozinhas e na pobreza (desprestigiada – comparada a feiticeira)
OBS: Os idosos privilegiados acumulavam riqueza e eram reverenciados
...