Fundamentos Históricos do Serviço Social
Por: Renato Fornalha • 13/12/2016 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
PRÁTICA SOCIAL/ PRÁTICA PROFISSIONAL: A NATUREZA COMPLEXA DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS COTIDIANAS – CENTRO POP
A prática social seria o processo pelo qual se constitui e se expressa o ser social e a dinâmica da construção histórica do mundo humano-social. O autor Gramsci cita a prática social como práxis, que seria uma unidade determinada pelo desenvolvimento dialético entre o homem e a matéria, isto é, ela resulta da relação entre a vontade humana, a superestrutura e a infraestrutura econômica.
O fio-condutor para a compreensão da construção dessa realidade humano-social, cujo momento essencial se dá na produção da vida material é a ontologia do ser social marxiana. O trabalho como categoria ontológica, é a esfera privilegiada da humanização: é pelo trabalho que o homem transforma a natureza e a si próprio, por intermédio de diferentes mediações, dos quais o principal é a criação de seus instrumentos. O Centro Pop, por exemplo, Unidade pública da Assistência Social para atendimento especializado à população adulta em situação de rua, tem como um de seus objetivos, a inserção no mercado de trabalho, segundo a assistente social Claudia Frizke que trabalha no local.
A prática profissional situa-se no âmbito das relações sociais concretas de cada sociedade, abrigando em suas configurações as sínteses do seu movimento histórico expressando certo momento e uma dada conjuntura. O Centro pop é um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. A prática profissional não se confunde com outras práticas, mas constitui uma dimensão historicamente determinada da prática social que se manifesta concretamente, em uma situação social especifica como tal, é a expressão das relações de classe.
A intervenção profissional é um processo completo, desencadeado em um espaço social delimitado, que, no entanto estabelece relações estruturais com outros espaços de diferentes amplitudes, o qual se particulariza em diversos campos de trabalho. No Centro Pop, o principal objetivo é proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular a organização, a mobilização e participação.
A prática social assim construída é legitimada, “explicada” e “justificada” por meio de várias formas que estende sobre si uma cobertura protetora de interpretações cognitivas e normativas e de mecanismos de controle social tornados necessários pela sua história e objetivação.
...