Politicas social
Por: claudia.fe • 1/4/2015 • Ensaio • 1.020 Palavras (5 Páginas) • 194 Visualizações
GRUPO 5
Perguntas: Capitulo 3
Keynesianismo-fordismo e a generalização da política social.
1.Cite quais as principais características que o modelo keynesiano e fordista implantaram na política econômica e social, apontando os principais erros e acertos de cada modelo.
R=Modelo keynesiano:É a expressão intelectual sistemática das propostas da saída da profunda crise cujo ápice foram os anos de 1929-1932.Uma procura democrática de sair da crise. O Estado como Keynesianismo, tornou-se produtor e regulador. Consiste numa organização político-econômica, oposta às concepções liberais, fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia que passa a ter um papel ativo na administração macroeconomia, na produção e relação econômicas e sociais. O Estado como interventor na econômica era uma saída para crise, mudando o sistema produtivo e econômico rompendo com o Liberalismo.
Acertos: Objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego via produção de serviços públicos como privados, aumentar a renda e promover maior igualdade por meio da instituição de serviços públicos, dentre eles as políticas sociais.
Erros: A doutrina econômica Keynesiana enfraqueceu muito nas últimas décadas, em função do avanço do neoliberalismo. O processo de globalização econômica mundial impôs de certa forma, aos países a adoção de medidas voltadas para abertura da economia e pouco interferência estatal. O mercado econômico estar de portas abertas ao mundo tornando cada vez mais privado.
Modelo fordista:Refere-se aos sistemas de produção em massa, para o consumo de massa, que pressupunha um novo sistema da produção de força de trabalho, uma nova política de controle e gerencia de trabalho, um novo tipo de sociedade democrática e racionalizada com acordos coletivos dos trabalhadores do setor monopolista em torno dos ganhos de produtividade do trabalho. Uma linha de montagem e eletricidade, mais que isso foi uma forma de regulação das relações sociais. Um controle de vida e de consumo dos trabalhadores.
Acertos: A introdução em 1914, da jornada de oito horas a cinco dólares para os trabalhadores da linha, mecânica de montagem nas fabricas de Henry, consolidava tendência em curso no mundo da produção da produção, com a introdução dos princípios tayloristas e de Fayol, os quais preconizavam um brutal aumento na produtividade do trabalho.Tornar o automóvel tão barato que todos poderiam comprá-lo,o aperfeiçoamento da linha de montagem, na década de 1970, após os choques do petróleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilístico.
Erros:o fordismo e a produção em massa entram em crise e começam gradativamente, sendo substituídos pela produção enxuta, modelo de produção baseado no Sistema Toyota de Produção ou toyotismo, com a falta de atualização do sistema Fordismo e a falta de acompanhamento das novas demandas produtivas, econômicas e políticas o modelo foi substituído e ficou inadequado seu modo de produção.
2 . O autor Mishra (1995),assume um conceito quando qualifica o welfare state, qual é esse conceito? e quais são os princípios que estruturam o welfare state?
R= O conceito com o qual trabalha é uma abstração dos princípios e instituições subjacentes ao estado – providencia inglês do pós - guerra, Ao datar a histórica e geograficamente o surgimento do fenômeno que passa a ser designado , Ele vai busca distinguir – ló da compreensão genética de política social . para o autor não são todas e quaisquer forma de política social que podem ser designada,ou seja não é qualquer acontecimento ou fato isolado que deve ser considerado uma política social.
Os Princípios que estruturam
a)- responsabilidade estatal na manutenção das condições de vida dos cidadãos, o estado deveria prover por meio de um conjunto de ações,podemos citar em três direções. Primeira regulamentação da economia de mercado a fim de manter elevado
...