A ESTATÍSTICA
Por: Apocalipys • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA
A palavra Estatística foi cunhada pelo acadêmico alemão Gottfried Achenwall (1719-1772), que foi um notável continuador dos estudos de Hermann Conrig (1606-1681). A escola alemã atingiu sua maturidade com A. L. von Schlozer (1735-1809), mas sempre com idéias diferentes daquelas que fundamentaram a Estatística Moderna. Com algum exagero, pode-se dizer que o seu principal legado foi o termo "STAATENKUNDE", que deu origem à designação atual. Na Enciclopédia Britânica, o verbete "STATISTICS" apareceu em 1797.
A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.
Estatística se preocupa com:
A coleta, a organização, a sintetização e a apresentação de dados;
A medição da variação nos dados e levantamento de dados;
A estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas;
A aplicação dos testes de hipótese em relação aos parâmetros;
A análise da relação entre duas ou mais variáveis.
A estatística trabalha com dois conjuntos de dados: o universo e a amostra. Apesar de a estatística se preocupar em obter informações sobre a população, dificilmente ela estuda todos os componentes da mesma.
Dentro da escola é a estatística possui vários campos que permitem o seu funcionamento, desde a sua presença na matemática, facilitando cálculos e criando grupos de resultados demonstrativos a intuito comparativo, promovendo a interpretação de dados voltado a administração.
A escola fornecendo esta ferramenta para seus alunos, facilita um processo de desenvolvimento e entendimento de fatores amplos, demonstrando a possibilidade de juntar duas características distintas e tirar um resultado que permitira a classificação entre grupos e a possibilidade de conscientizar entre as melhores escolhas.
Lista de aplicações da Estatística na área das Ciências Biológicas
A estatística ela pode ser aproveitada na Escola de varias formas:
Unidade demonstrativo, forma de Gráficos ou Tabelas fornecendo a possibilidade de analise de fatores em relação ao tempo.
Ex. Quantidade de áreas verdes por habitante na cidade de São Paulo
Sub. Prefeitura Áreas verdes públicas por habitante (M²/HAB)
Aricanduva 2,58
Butantã 3,30
Lapa 3,58
Jacanã 90,16
Parelheiros 312,82
Fonte: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Tal tabela pode ser usado em forma de Gráfico, podendo ter seu caractere em base de comparação entre duas regiões ou mais,
Levantando a possibilidade da elaboração de uma nova pesquisa, já que o gráfico apresenta dados em relação quantidade de Habitantes por Metro de Área Verde. Se houve um aumento da população, diminuição da quantidade da área verde ou o contrario.
Unidade comparativa do rendimento do aluno em um período de tempo, fornecendo um gráfico, indicando a época exata em que o aluno teve um déficit em seu rendimento.
Ex:
...