A Microbiologia dos Alimentos
Por: Nayarasns • 9/7/2020 • Trabalho acadêmico • 2.305 Palavras (10 Páginas) • 238 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÀRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÂO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTAL
PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS – PROAC
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÂO
BIOMEDICINA
MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS: AGENTES PATOGÊNICOS TRANSMITIDOS POR ALIMENTOS
Clariane Soares, Katiane Gonçalves , Fernanda Condak ,Letícia Carregal, Margarete Alaíde, Marina Morena e Nayara dos Santos
Barra do Piraí, 2019
Clariane Soares, Katiane Golçalves , Fernanda Condak , Letícia Carregal ,Margarete Alaíde, Marina Morena e Nayara dos Santos
MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS: AGENTES PATOGÊNICOS TRANSMITIDOS POR ALIMENTOS
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de nota pelo Curso de Biomedicina, do Instituto Superior de Educação, do Centro Universitário Geraldo Di Biase.
Professor-orientador: Flavine Mara Chaves
Barra do Piraí, 2019
SUMÁRIO
- INTRODUÇÂO..................................................................................... 4
- JUSTIFICATIVA................................................................................... 4
- DESENVOLVIMENTO.......................................................................... 5
- QUANDO SURGIU............................................................................... 6
5. ATUAÇÃO........................................................................................... 7
6. PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS......................................................... 8
7. OBJETIVO........................................................................................... 8
8. ENTREVISTA....................................................................................... 10
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................... 12
- Introdução
Nesta pesquisa será apresentado sobre a microbiologia dos alimentos, dentro deste vasto assunto iremos explorar sobre os agentes patogênicos causadores de doenças, mas oque seriam esses agentes infecciosos e oque eles causam nos seres humanos.
Segundo a Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, v.6, n.3,( 2013 p. 417)
As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são atribuídas à ingestão de alimentos ou água contaminados. O termo caracteriza uma síndrome cujos sintomas principais são náuseas, vômitos e/ou diarreia. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Vigilância em Saúde de 2000 a 2011, foram notificados 8.663 surtos de DTA responsáveis pelo adoecimento de 163.425 brasileiros, dos quais 112 foram a óbito. No entanto, devido à precariedade de informações disponíveis, em algumas regiões do país, pouco se sabe sobre a real magnitude do problema relacionado às DTAs.
Não é novidade que temos que ter cautela sobre os alimentos que ingerimos no nosso dia a dia , principalmente por causa que nossas refeições envolvem um caminho internacional e nosso constante consumo de alimentos processados, organismos como a Salmonella e Clostridium botulinum são bastante conhecidos e podem estar presentes em ovos, derivados e alimentos enlatados , essas bactérias possuem vários fatores de virulência que geram muitos problemas no organismo humano.
- Justificativa
A importância da pesquisa sobre os agentes patogênicos está na segurança alimentar, pois é através da observação sobre os patogênicos, os causadores de doenças, que notou-se a viabilidade de elaborar um projeto sobre a preocupação da alimentação das pessoas, pois o estudo deles, nos permite elimina-los antes que eles contaminem em grande escala as pessoas.
Segundo ABRAHÃO( et al., 2008).
O aumento da procura por alimentos prontos para consumo da população em geral, traz consigo a necessidade de rigorosos padrões de produção para evitar a contaminação dos alimentos. Porém, bactérias estão presentes em larga escala no meio ambiente e são capazes de se multiplicar e/ou manter-se viáveis em condições adversas, como baixas temperaturas, altas concentrações de sal, entre outros.
Ainda segundo Brasil (2010)
a contaminação pode ocorrer em toda a cadeia produtiva, desde a produção primária (plantio, manuseio, transporte, cozimento, acondicionamento) até o consumo. Dados disponíveis de surtos apontam como agentes mais frequentes os de origem bacteriana, dentre eles, Salmonella spp, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Shigella spp, Bacillus cereus e Clostridium perfringens.
- Desenvolvimento
Todos os alimentos sendo eles de origem vegetal ou animal têm em sua origem uma microbiota habitual, uma dos grandes problemas relacionados a segurança alimentar é impedir a colonização por essa microbiota, além da contaminação de outros microrganismos que já acontecem nesse processo, a maioria das doenças causas pela ingestão de alimentos contaminados tem um curto período de incubação e sintomas bem parecidos, geralmente causam no ser humano, dores abdominais, vômito e diarreia, os casos mais graves podem levar a paralisia da musculação respiratória e até mesmo a morte, um bom exemplo já citado é a famosa salmonella.
De acordo com Forshyte,S (2013,p.400)
A Salmonella é um gênero da família Enterobacteriaceae, bactérias Gram -negativas, apresentando-se na forma de bastonetes curtos e possui uma estrutura complexa de lipopolissacarídeos (LPS). Multiplica-se em temperaturas entre 7o C e 49,5o C, sendo 37o C a temperatura ótima para seu desenvolvimento. São apontados como os principais agentes etiológicos responsáveis por causar surtos em alimentos com alto teor de umidade e com alta porcentagem de proteínas, como produtos lácteos, carnes e produtos derivados.
...