Relatorio Biureto
Por: Fernanda Cristina • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 762 Palavras (4 Páginas) • 6.836 Visualizações
AULA 3
Biureto, reagente analítico, é um composto de Hidróxido de Sódio (NaOH) e Sulfato de Cobre 1% (CuSO4) com um complexate que estabiliza o cobre em solução (tartarato de sódio recomendado). Sua função em reações é a de detectar a presença de ligações peptídicas. O cobre, em meio alcalino, reage com proteínas formando um complexo quadrado planar com a ligação peptídica.
Os resultados positivos acontecem em casos de proteínas e peptídeos com três ou mais aminoácidos, e em substâncias contendo 2 Carbonilas (CONH2), ligadas diretamente ou através de um átomo de carbono ou nitrogênio. As proteínas apresentam coloração violeta e os peptídeos coloração rosa. Para que a reação com o Biureto seja positiva, há necessidade da presença de pelo menos duas ligações peptídicas na molécula, portanto, aminoácidos e dipeptídeos não apresentam reação positivas. A intensidade da cor varia com a concentração de proteínas.
TUBO 1 – 2ml do reativo Biureto + 1ml de água
O tubo com a água destilada, no qual não ocorreu nenhuma reação serve de referência para os outros tubos, considerando que a água destilada não faz nenhuma ligação peptídica.
Caso a reação seja semelhante a da água destilada, o resultado é negativo, não há ligações peptídicas; Se as reações apresentarem uma cor mais escura, ou mais densa, considera-se como resultado positivo para as ligações peptídicas.
Substância continuou sem alterações. Resultado: Negativo.
TUBO 2 – 1mL do reativo do Biureto + 1ml da solução de albumina 10%
Substância mudou sua coloração para arroxeada; resultado: Positivo.
A albumina teve seu resultado positivo, pois é um tipo de proteína formada exclusivamente por aminoácidos. Suas reações de mudança de coloração são rápidas, por ter uma quantidade muito grande de ligações peptídicas.
TUBO 3 – 1mL do reativo do Biureto + 1ml da solução de aminoácido glicina 1%
Sem alteração de tonalidade. Resultado: Negativo.
A mistura com a Glicina e o Biureto não apresenta diferenciação na coloração, pois ela é um aminoácido, formando apenas uma ligação, e o biureto apenas reage quando há mais de duas ligações peptídicas.
TUBO 4 – 1mL do reativo do Biureto + 1ml de leite sem ferver
Tonalidade mais arroxeada clara, e sua consistência mais densa. Resultado: Positivo.
O Leite possui em sua composição química, água, lactose, gorduras, vitaminas, sais minerais e proteínas como a lactoalbumina, lactoglobulina e a caseína, formando ligações peptídicas, reagindo com o biureto.
TUBO5 – 1mL do reativo do Biureto + 1ml de leite fervido
Tonalidade arroxeada clara, e consistência densa.
O leite fervido sofre desnaturação e suas lactoglobulinas são decompostas e formam-se sulfeto de hidrogênio, o que gera um odor desagradavel, mas a reação com o Biureto continua a mesma.
TUBO 6 – 1mL do reativo do Biureto + 1ml de amido 1%
Sem alteração na coloração, apenas aumento no volume; Resultado: Negativo.
O amido é um é um carboidrato constituído principalmente de glicose com ligações glicosídicas. É uma mistura de dois polissacarídeos: Amilose e Amilopectina, polímeros de glicose formados através de síntese por desidratação.
TUBO
...