A DISCIPLINA – NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Por: Renata Costa Rodrigues Araújo • 30/9/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 3.945 Palavras (16 Páginas) • 231 Visualizações
2018 | |
Escola de Enfermagem São Vicente de Paula . Docente – Enfa. Thayza de Oliveira Lima Pereira. |
[DISCIPLINA – NUTRIÇÃO E DIETÉTICA] |
[pic 1]
[pic 2]
Escola Técnica de Enfermagem São Vicente de Paula
Curso – Técnico de Enfermagem
Disciplina – Nutrição
Docente – Enfa. Thayza de Oliveira Lima Pereira
Assunto 1 – Elementos Conceituais da Nutrição
- Objetivo: Compreender a diferença de alimento, nutrientes, alimentação, nutrição, metabolismo, dieta e reeducação alimentar. Conceituar alimentos diet e light;
Nutrição 🡪 conjunto de processos involuntários onde o organismo vivo recolhe e transforma substancias sólidas e líquidas para sua manutenção. Que pode ser chamado de: Metabolismo.
“Abrange a digestão, absorção, utilização dos nutrientes (metabolismo) e excreção dos dejetos”.
- O metabolismo refere-se ao conjunto de reações bioquímicas que controlam a síntese e a degradação de substâncias no nosso organismo. Metabolismo designa toda reação bioquímica que acontece no interior de uma célula e do nosso corpo.
Tipo de Metabolismo
O metabolismo é constituído por dois conjuntos de reações denominados de:
- O anabolismo = Forma
- O catabolismo = Quebra
Diferentemente do anabolismo, o catabolismo atua fornecendo energia para que importantes atividades possam ser realizadas, tais como a movimentação, respiração, controle da temperatura e ação do nosso sistema nervoso.
- Alimentação
Ato de receber ou proporcionar alimentos, ato propriamente dito de se alimentar ou alimentar alguém, podendo ser liquido, sólidos e/ou pastoso.
- Alimento
Toda matéria sólida, pastosa ou liquida, que possui sabor, cor, aroma e textura que oferece combustível para o funcionamento do organismo.
Ex: feijão, carne, leite, papa.
- Nutrientes
Substancias química, que constituem os alimentos.
Ex: sais minerais, carboidrato, proteínas, vitaminas, gorduras.
- Dieta
Uma dieta é o conjunto das substâncias alimentares que constitui o comportamento nutricional dos seres vivos. O conceito provém do grego díaita, que significa “modo de vida”.
- Reeducação Alimentar
- No processo de reeducação a pessoa se conscientiza de grande parte de seus erros alimentares e acaba compreendendo o que precisa ser mudado.
- Portanto, reeducar-se implica em conhecimento dos alimentos, orientação por parte de um profissional capacitado, vontade de mudar hábitos e principalmente disciplina já que é um processo a ser mantido por toda a vida.
- Diet ou Light?
- Os produtos diet possuem restrição de algum ingrediente, como açúcar, gordura e sal, por isso, também são conhecidos como produtos “isentos de”, “zero”, “livre de” e “não contém”.
- Já os alimentos light são aqueles que apresentam uma redução de, pelo menos, 25% de calorias, ou determinado nutriente, como sal, açúcar ou gorduras, quando comparado ao alimento ou produto convencional.
Macronutrientes e Micronutrientes
Macro 🡪 Proteínas, Carboidratos e Lipídeos.
Micro 🡪 Vitaminas (K, E, D, A e complexo B), Minerais (Zinco, potássio...), Água.
Assunto 2 – Carboidratos
- São macronutrientes, as biomoléculas mais abundantes na natureza. Compostos de C, H e O .
- Os carboidratos são as principais fontes de energia de uma célula, além de fazerem parte da composição de ácidos nucleicos e da parede celular. Chamadas também de glicídios.
Ps. Com medo de engordar, as pessoas acabam retirando os carboidratos da dieta. Ao eliminar de vez os carboidratos prejudicamos nosso organismo, favorecendo o aparecimento de males como dor de cabeça, irritação, cansaço físico e mental, alteração no humor.
Carboidratos Simples (de alto índice glicêmico)
São fontes de energia imediata e facilmente digeridos pelo organismo, aumentando os níveis de glicose na corrente sanguínea. Recomendado antes de treinos rápidos e intensos. Os carboidratos simples como mel, açúcares, balas, arroz branco, macarrão, pão branco, compotas, refrigerantes e biscoitos, são fontes de energia imediata.
Carboidratos Complexos (de baixo índice glicêmico)
Os carboidratos complexos são digeridos lentamente pelo organismo, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia. As vantagens são muitas, pois, por sua ingestão ser lenta, o organismo sente-se saciado por mais tempo. Eles são muito mais nutritivos, pois contém uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras. Este processo de digestão lenta proporciona um fornecimento constante de energia e limita a quantidade de açúcares convertida em gorduras por um bom tempo. Além disso, são importantes para auxiliar no emagrecimento e na pratica de atividade física. Fazem parte desse grupo arroz, macarrão e pão integrais, grão de bico, maçã, batata doce, sementes, vegetais e mandioca.
- CLASSIFICAÇÃO
- Monossacarídeo: (um açúcar) GLICOSE, FRUTOSE,GALACTOSE
- Dissacarídeos: (2 açúcares)
GALACTOSE+GLICOSE= LACTOSE
FRUTOSE+ GLICOSE= SACAROSE
- Polissacarídeos: (3 ou+ açúcares ligados):
CELULOSE (presente em todos os vegetais, auxilia no peristaltismo intestinal)
GLICOGÊNIO (forma de armazenamento da glicose no fígado e músculo).
Funções do Carboidrato
- Fonte de Energia; Reserva de Energia; Atua no Metabolismo das Gorduras;
- Colabora na manutenção da função do intestino (lactose); Favorecimento da ação laxante e absorção do cálcio.
- Regulam o metabolismo proteico, poupando proteínas. Uma quantidade suficiente de carboidratos impede que as proteínas sejam utilizadas para a produção de energia, mantendo-se em sua função de construção de tecidos.
- Necessários para o funcionamento normal do sistema nervoso central. O cérebro não armazena glicose e dessa maneira necessita de um suprimento de glicose sanguínea. A ausência pode causar danos irreversíveis para o cérebro.
- A serotonina é um neurotransmissor que desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções. como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, a temperatura corporal, o apetite, o humor, a atividade motora e as funções cognitivas.
- Ajuda na regulação da glicemia.
- As células nervosas são amplamente compostas de lipídios e por isso os tipos corretos de gordura na dieta são um dos elementos críticos mais importantes na criação e manutenção da saúde cerebral.
Fonte alimentar – Cereais, pães, farinha, mandioca, batata, doces, frutas, leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha e soja), tubérculos e raízes( batata inglesa, o rabanete).
Fibras - São carboidratos não digeríveis que podem ser classificadas em solúveis e insolúveis.
...