Resenha do livro o monge e o executivo
Por: Phaty • 22/11/2016 • Resenha • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 482 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ
CURSO DE ENFERMAGEM
ALINY LEOPOLDINA LOEBLEIN
DIÉSSICA PATRINI SILVA SOUZA
GRACE KELLY
JAQUELINY
RENATA.F.M OLIVEIRA
TAINÁ
VALÉRIA CAMATA GOTTARDO
O MONGE E O EXECUTIVO: UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERNÇA
Ji-Paraná
2016
ALINY LEOPOLDINA LOEBLEIN
DIÉSSICA PATRINI SILVA SOUZA
GRACE KELLY ALMEIDA
JAQUELINY VAZ
RENATA.F.M OLIVEIRA
TAINÁ ARAGÃO
VALÉRIA CAMATA GOTTARDO
O MONGE E O EXECUTIVO: UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERNÇA
Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de Gerenciamento em Enfermagem, pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná. Sob orientação da professora Gisele Cristina.
Ji-Paraná/RO
O Monge Executivo – Uma História Sobre a Essência da Liderança
A história começa contanto a história do empresário renomeado e muito famoso por reerguer organizações falidas ou em colapso, no qual ele cita que o maior erro dessas organizações era a falta da liderança e apenas o exercício do poder, que deixa a desejar nas comunicações, onde o que era comunicável era apenas o dinheiro. Então ele desiste dessa vida de ser um grande empresário para ensinar a pessoas como liderar.
A princípio o livro trata-se de uma história na qual há muita semelhança com o que é ser enfermeiro, pois, trata-se de liderança, como liderar, quais as diferenças entre liderar, ser autoridade ou ter poder, dentre outras questões. Normalmente em nosso cotidiano estamos acostumados com o poder, portanto, na maioria das vezes nem sabemos diferenciar poder de autoridade, más, o livro traz o conceito que Max Weber desenvolveu sobre estes, no qual nos ensina que para sermos pessoas de sucesso, que “comandam” ou seja, lideram pessoas precisamos entender essa diferença e por que são tão diferentes.
Capítulo 2: O VELHO PARADIGMA
O capítulo tem inicio já citando um antigo paradigma chinês, que se você não mudar a direção, termina exatamente de onde partiu. E vem mostrando que um líder deve reconhecer as mudanças que os seus liderados e o publico a ser atendido está vivendo para adaptar-se e poder exercer de forma mais abrangedora e satisfatória. Onde se possa entender e sanar os problemas antes mesmo que seja percebidos e reclamados.
Logo no inicio já demonstra que quando um líder exerce uma LIDERANÇA ele é capaz de fazer com que uma pessoa faça até o que não faria normalmente. Como o protagonista do livro que se levanta muito cedo só para ter um tempo de conversar com seu ícone de liderança.
E assim escutando seu ícone de liderança aprendeu que escutar é uma dádiva de um bom líder. O que nos faz ficar pensativos em todas as horas que já se interrompeu alguém durante a fala por achar que aquela ideia não fosse tão conivente, sem esperar até o final.
Dando o exemplo de mudança e de quebras de paradigmas falou sobre uma criança e exemplificou sobre ela ser estuprada ou não mudara a ideia dela sobre homens. A estuprada terá um paradigma errôneo sobre que não se deve confiar em nenhum homens, pois pedem lhe fazer algum mal. E na verdade apenas um lhe fez um mal que ficou gravado, e para que ela possa quebrar esse paradigma só será possível com esforço e que outros homens provem que não são do mesmo tipo. Assim também somos nos mas com outro paradigmas que devem ser quebrados para mudanças necessárias e para o bem da empresa ou do serviço realizado. Como o exemplo de que uma enfermeira injetou leite na veia de uma pessoa, para a ser um paradigma de que todos os profissionais enfermeiros não sabem diferenciar as dietas. E é um paradigma falso. Onde os enfermeiros deverão provar que sabem, e assim mudar ou quebrar o paradigma.
Capitulo 3: O Modelo
Neste capitulo é discutidos sobre a liderança e quem foi o maior líder de todos os tempos, muitos nomes foram sugeridos mais parece que não chegaram a uma conclusão de imediato Até que alguém perguntou a opinião de Simeão e como resposta ele disse Jesus Cristo. Isso causou espanto na maioria das pessoas presentes naquela reunião e alguns achou que a resposta de Simeão estava relacionado por ser um cristão.
Então com muita sabedoria Simeão rebateu, concordamos que liderança é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Não existe ninguém vivo ou morto que consiga chegar perto de Jesus Cristo.
Em seguida Simeão dirigiu ao quatro e desenhou uma pirâmide com cinco divisões no qual a palavra liderança estava no topo e sem seguida vinha a palavra autoridade. Greg definiu a liderança enquanto Kim falou sobre autoridade que consiste em levar as pessoas a realizarem a sua vontade de bom grado, por causa de sua influência pessoal.
Simeão foi completando a pirâmide a próxima palavra que surgiu foi serviço e sacrifício que foi definida pelo pregador da seguinte forma, um bocado de esforço. A quarta palavra que apareceu na pirâmide foi amor isso causou um certo desconforto pois quando se fala em amor normalmente as pessoas logo pensam em sentimentos.
...