O REFLEXO NO HOMEM
Por: Sara Freire • 14/3/2018 • Relatório de pesquisa • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 660 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA
PESQUISA DO REFLEXO NO HOMEM
Os reflexos representam a forma mais elementar de comando motor coordenado. São movimentos simples que ocorrem automaticamente em resposta a um estimulo sensorial. Para que ocorra uma resposta reflexa é necessário que as estruturas que compõe o arco-reflexo(receptor, via aferente, via eferente e efetor) estejam com integridade morfofuncional. Os reflexos podem ser classificados de acordo com o estímulo de origem, o principal tipo de músculo envolvido, a natureza da estimulação e o circuito neural.
Espera-se que ao final dessa prática o aluno seja capaz de identificar o mecanismo fisiológico de alguns tipos de atividades reflexas e compreender a importância destas para o comportamento e a homeostase.
1. REFLEXO CÓRNEO-PALPEBRAL
A - Que tipos de receptores são estimulados pelo toque realizado?
São os exteroceptores, pois foi um estimulo externo.
B - Qual a importância desse reflexo para o olho?
Este reflexo é importante para proteger o globo ocular contra a entrada de corpos estranhos que possam vir a prejudicá-lo.
2. REFLEXO PUPILAR
2.1 Reflexo fotomotor
A - Qual a função desse reflexo para o organismo?
Regular a intensidade de luz que penetra os olhos, controlando o diâmetro das pupilas.
B - Normalmente antes de uma consulta oftalmológica são usados colírios conhecidos como "dilatadores da pupila". Explique o que acontece ao indivíduo que está sob efeito de um desses colírios.
Ao utilizar um desses colírios, há a contração dos músculos que fazem a pupila aumentar, assim podem causar fotofobia e dificuldade de visão.
C - Qual o objetivo do oftalmologista ao promover a dilatação da pupila?
Seu objetivo é melhorar o exame do cristalino e de partes posteriores dos olhos. Podendo-se estudar todas as alterações da retina e o vítreo. Também possibilita a medida do grau sem a interferência da acomodação dos olhos. A prática se chama cicloplegia.
2.2 Reflexo fotomotor cruzado (ou consensual)
A - Que diferença existe entre esses reflexo e o fotomotor? Qual o mecanismo básico que permite a realização desse reflexo?
O reflexo fotomotor caracteriza-se pela miose pupilar ao incidir um feixe luminoso diretamente sobre um olho e o consensual caracteriza-se pela miose no outro olho sem que seja estimulado diretamente, devido ao quiasma óptico. Os dois se contraem devido ao cruzamento das vias. O estímulo luminoso é captado pela retina, que envia impulsos pelo nervo óptico que conecta-se a área pré-tectal, a partir dessa área os axônios se conectam aos neurônios do núcleo de Edinger-Westphal do lado oposto.
B - Considere agora que o colírio citado na questão B do reflexo fotomotor fosse aplicado apenas a um dos olhos do voluntário. Quais seriam os resultados do experimento?
No olho em que tivesse sido aplicado o colírio, a pupila já estaria dilatada em relação ao outro olho. Sendo assim , só haveria miose no olho sem colírio.
Qual o mecanismo básico responsável pela dilatação da pupila nesse caso? No que difere do reflexo fotomotor?
Liberação da dopamina no cérebro, o que desencadeia a dilatação da pupila pela estimulação de terminações nervosas nos olhos.
2.3 Reflexo de acomodação
A - O que aconteceu no primeiro teste? E no segundo? Compare os resultados.
Em ambos os casos ocorreu a constrição pupilar e aumento da convexidade do cristalino. Quando o objeto é colocado a longa distância a pupila é dilatada, já quando o objeto é aproximado ocorre a contração do músculo constritor da pupila, inervado pelas fibras parassimpáticas do nervo oculomotor resultando em miose (contração). Se volta a olhar a distância, as pupilas voltam a se dilatar.
3. REFLEXO PATELAR
...