A Base Nacional Comum Curricular Aplicação das Competências Gerais
Por: Pedro Bertoloti • 31/5/2021 • Trabalho acadêmico • 377 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo publicado no final de 2017, este documento fala sobre as aprendizagens essenciais que todos os estudantes tem o direito de aprender, são aprendizagens fundamentais que não podem faltar para nenhum estudante.
A Educação Física, segundo a BNCC, aborda a expressão dos alunos através das práticas corporais, que possibilitam experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, essenciais para a Educação Básica. Se enquadra na área das linguagens junto com Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes. Na disciplina escolar aborda as praticas corporais de acordo com as diferentes formas de expressão social.
Cada pratica corporal vai possibilitar ao indivíduo o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências. A vivencia da pratica é uma forma de gerar um conhecimento muito particular e para que essa pratica seja significativa é preciso problematizar, desnaturalizar e evidenciar a multiplicidade de sentidos e significados que os grupos sociais conferem às diferentes manifestações da cultura corporal de movimento. Logo, as práticas corporais são textos culturais passíveis de leitura e produção.
A competência e habilidade geral específica “Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.” Me possibilita atuar na educação básica na área de Educação física, de acordo com o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), essa área do conhecimento estuda e aplica tudo o que envolve atividades físicas e desportivas. Sendo assim com essa competência consigo criar e desenvolver seis unidades temáticas que serão abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Dentre essas seis unidades estão:
Brincadeiras e jogos: São atividades para fins de recreação e lazer realizadas em grupos em que os participantes utilizam de regras criadas para todos. Com isso se aprende sobre a convivência social.
Esportes: Praticas corporais com comparação e competição entre indivíduos ou grupos. Contem normas formais e específicas para a disputa.
Ginásticas: exploram as possibilidades de expressão corporal, a interação social e o compartilhamento do aprendizado através das práticas corporais.
Danças: Praticas corporais que utilizam de ritmo musical afim de formar uma coreografia, e exploram a expressão corporal de forma individual ou coletiva
Lutas: Disputas corporais utilizando movimentos, técnicas e estratégias de ataque/defesa.
Aventura: praticas corporais com desafios como por exemplo: escalada, saltar, correr, escorregar, seja na natureza ou ambiente urbano.
...