A Base Nacional Comum Curricular
Por: Irene76 • 22/10/2018 • Dissertação • 649 Palavras (3 Páginas) • 481 Visualizações
CURRÍCULOS E PROGRAMAS - EAD
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem-se tornado um dos argumentos mais articulados na educação recentemente.
BNCC, é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica (Educação Infantil ao Ensino Médio). Ela se fundamenta nas diretrizes curriculares nacionais da educação básica e inclui aos objetivos que direcionam a educação brasileira para o desenvolvimento global e para a concepção de uma sociedade mais favorável.
A BNCC não é um currículo, ela dispõe a orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as características metodológicas, sociais e regionais de cada uma, designa os propósitos de aprendizagem que se quer obter, através da exposição de competências e habilidades fundamentais, enquanto o currículo define como serão alcançados os objetivos, elaborando os métodos pedagógicas mais propícios.
A fim de garantir as atribuições de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular foi desenvolvida em competências.
A BNCC, estabelece Competência de acordo com a absorção de conhecimento, habilidade, práticas e conceitos com o intuito de resolver dificuldades cotidiana da sala de aula, em razão de assegurar o desenvolvimento do estudante como cidadão e capacita-lo para o mundo de trabalho.
Essas competências serão efeito de uma concepção proposital de métodos didáticos que possibilitem conhecimento combinados com as exigências, capacidade e os interesses dos educandos e, junto, com as competições da sociedade moderna, de forma a desenvolver indivíduos autônomos, utilizando esses conhecimentos futuramente.
A BNCC tem como guia 10 competências gerais: Valorizar e utilizar, Exercitar a curiosidade intelectual e outras. Elas definem a base educacional, conduzindo os caminhos didáticos a se seguir.
Pegando como exemplo a primeira Competência:
1-Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, antiautoritária e extensiva.
Através da orientação por competências, o estudante é convidado a desistir do seu ponto inativo na rotina da sala de aula para ir muito além de apenas compreender conceitos – sugerir e testar soluções em situações legítimas conectadas à sua realidade local. O estudante também é atraído a participar tendo um papel mais interativo na sociedade, de forma que ele seja apropriado para criar e apresentar argumentos, expressando seus conceitos e valores.
Os objetivos da BNCC é assegurar que todas as crianças e jovens do país gozem direito de uma boa educação, independentemente da raça, gênero, classe social, ou de onde convive. Reduzir a diversidade existente no Brasil, assegurando a equidade de oportunidades para todas as crianças. Todos necessitam ter acesso aos mesmos conteúdos, mas sem abandonar as questões regionais.
A visão total da Base Nacional Comum Curricular é desenvolver o ensino no Brasil como um todo. Acabar com a desigualdade entre a formação de estudantes da rede pública e particulares. Ela pressupõe que todos os estudantes apresentem as mesmas habilidades, o que traria mais proporção na classificação do ensino.
...