Planejamento no Meio Educacional
Por: jaacydias • 5/9/2018 • Resenha • 580 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
Resenha Crítica
O texto aborda sobre a importância do planejamento no meio educacional. Falando um pouco sobre os aspectos históricos do ato de planejar em si, Segundo San’tAnna, (2001, p.15) “O planejar é uma realidade que acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre sonhou, pensou e imaginou algo na sua vida.”
Desde o inicio da evolução humana observa-se que o ato de planejar se fez necessário, pois a cada decisão tomada requer meios que contribuem na organização da ação a ser elaborada. Logo, que o ato de planejar se faz importante, por que não utiliza-lo? É imprescindível que esse ato seja conduzido de forma cuidadosa e com atenção, pois o mesmo acarretará em consequências boas e ruins a depender do seu manejo, independente que tenha sido realizado de forma cuidadosa em seus mínimos detalhes.
É certo que houve uma transformação e mudança de significado na ideia de planejamento com o decorrer dos anos e com acontecimentos especiais, como é o caso da revolução comunista, a construção da União Soviética e o período da 2º Guerra Mundial, no mundo capitalista, período em que o termo planejamento foi realmente definido.
Neste período nas escolas já se utilizavam o planejamento, sendo primeira instância um meio de controlar a ação dos professores de modo a não interferir no regime político da época. Hoje em dia o planejamento já não existe essa função reguladora dentro das escolas, porém ele serve como ferramenta importantíssima para organizar e subsidiar o trabalho dos professores.
Segundo Menegolla e Sant’Anna (2001) Atualmente a ideia de planejamento na educação, “É um instrumento direcional de todo o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.
Há vários conceitos relacionado a palavra planejamento, que é diferente de plano e projeto. Todavia, estabeleceremos as seguintes definições: planejamento é uma forma de organizar ideias, informações e principalmente ações, que objetiva a eficiência do objeto planejado; o plano é determinado pela proposta a ser seguida em certa ocasião e o projeto é um planejamento amplo, que denomina uma reflexão maior, prevê os objetivos realizados e com todo sucesso almejado.
Nesse segmento, o objetivo principal da educação escolar é a formação de cidadãos críticos e eficientes, ao professor que é o instrumento facilitador desse processo de ensino e aprendizagem, deve apresentar-lhe que a sua função é de transmitir conhecimentos, devendo ser estabelecido de forma organizada e eficaz, ou seja, que haja o planejamento prévio com todos os princípios determinantes a sua disciplina e reconhecimento dela com a comunidade.
O planejamento não deve ser usado como regulador das ações humanas, mas um objeto norteador na busca da autonomia, na tomada de decisões, nas resoluções de problemas e nas escolhas dos caminhos a serem percorridos. Devendo assim, utiliza-lo afim, de formar seres pensantes capazes de desenvolver no cotidiano as suas habilidades e conhecimentos adquiridos.
...