Violência Contra Adolescente
Por: thifany01 • 28/9/2022 • Relatório de pesquisa • 339 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
DADOS DO(A) ALUNO(A):
NOME: Willames Barbosa Costa | MATRÍCULA: 01377824 |
CURSO: Enfermagem | POLO: Uninassau Petrolina |
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Rubiane Gouveia |
Violência contra adolescentes
A violência contra adolescentes é um problema grave e social, visto que a maioria dos casos ocorrem em áreas pobres, assim como no ambiente familiar. A violência contra esses menores vem se tornando cada vez maior, e é exatamente por esse motivo que é fundamental a atenção por parte de instituições sociais ser vigorada.
Nesse sentindo, existe a violência sexual que é a submissão de criança ou o adolescente, com ou sem consentimento, a atos sexuais com a finalidade de estimular-se ou satisfazer-se, impondo-se pela força, pela ameaça, com palavras ou com a oferta financeira, favores ou presentes, independente do valor e natureza, podendo até ser um prato de comida. Nessa perspectiva, também inclui a violência doméstica, casos de agressões contra esses menores, praticadas pelos próprios pais. Em alguns casos, essas agressões acabam em morte, e por se tratar de atos bárbaros que ferem a integridade de menores, a sociedade tem a cultura de que a educação deve ter auxílio da punição violenta, com a ideia de que a correção é mais rápida. Outro caso, também, são as situações desagradáveis em ambientes escolares, devido a persistência de "brincadeiras" de cunho amoral, ou em outras palavras, o bullying. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de agredir e humilhar a vítima.
Em consequência a esses maus tratos os adolescentes adquirem vários problemas que podem ser vistos logo de início ou futuramente. Obtendo consequências com chances de se tornarem usuários de drogas e álcool, como uma forma de “esquecer” tudo que passou, se tornando dependente desses vícios, entrando em um modo difícil de reverter.
A Secretaria de Direitos Humanos deve acolher crianças e adolescentes em situação de risco, proporcionando a oportunidade de viver sem abusos e em ambiente saudável para eles. Trabalho de educação e conscientização também são muito importantes para a população saber onde e a quem denunciar, ajudando na identificação dos abusos bem como na prevenção de novos casos.
...