Material sobre os benefícios e danos de bactérias
Projeto de pesquisa: Material sobre os benefícios e danos de bactérias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabella24 • 19/10/2014 • Projeto de pesquisa • 7.860 Palavras (32 Páginas) • 325 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho e elaborar um material didático sobre os benefícios e malefícios das bactérias.
Esclarecendo os conceitos quanto a sua morfologia,respiração,mobilidade e coloração e doenças causadas por elas.
E este tem o intuito de ser doado pra os estudantes do curso de enfermagem,visando a complementação dos conceitos passados em sala de aula sobre as bactérias.
Doenças preveníveis por imunização(vacinas)
A Organização Mundial de Saúde recomenda a administração da vacina BCG em dose única, logo após o nascimento, para todas as crianças em países com alta incidência de tuberculose ativa. No Brasil, é recomendada para todas as crianças no período neonatal (o mais precoce possível), em dose única, por via intradérmica, na região deltóide do braço direito.
*A vacina BCG contém bacilos de Calmette-Guérin (bacilos de Mycobacterium bovis) vivos e atenuados. Apresenta eficácia, no primeiro ano de vida, de 46 a 100% para proteção das formas de tuberculose que dependem da disseminação hematogênica e suas manifestações mais graves, como a meningoencefalite e a tuberculose miliar. A imunidade induzida pela vacina se desenvolve cerca de 6 semanas após a vacinação.
Esta vacina está disponível na rede pública e clínicas privadas.
*Difteria,tétano e coqueluche (Tríplice bacteriana)
Existem três tipos de vacina tríplice bacteriana:
Tríplice bacteriana de células inteiras contra difteria, tétano e pertussis (coqueluche)- DTP, disponível na rede púplica na forma isolada ou combinada com a vacina contra Hib.
Tríplice bacteriana acelular contra difteria, tétano e pertussis (coqueluche) – DTPa, disponível na rede púplica para casos selecionados e nas clínica privadas é encontrada na forma isolada ou combinada.
Tríplice acelular do tipo adulto (dTpa), disponível nas clínicas privadas.
A vacina dupla (difteria e tétano) é derivada da DPT. Existem duas apresentações: tipo infantil (DT) e tipo adulto (dT), disponíveis apenas na rede pública.
A vacina acelular (DTPa ou dTpa) é preferível em virtude das possíveis reações adversas associadas a vacina DTP.
Nas crianças deve ser usada DPT ou DPaT aos 2, 4, 6, 15-18 meses e reforço entre 4 e 6 anos de idade, por via intramuscular. Reforço a cada 10 anos com a dupla adulto (dT) ou a tríplice acelular do adulto (dpaT).
Adultos sem esquema vacinal básico, devem usar dT aos 0, 2meses e tríplice acelular do tipo adulto após 6-12 meses.
Pode ser combinada com outras vacinas: Tríplice bacteriana com Haemophilus influenzae (tetravalente - Hib); tríplice bacteriana acelular com pólio inativada (tetravalente - VIP); Tríplice bacteriana com Haemophilus influenzae e pólio inativada (pentavalente); tríplice acelular com pólio inativada, Haemophilus influenzae e Hepatite B (hexavalente).
A eficácia da vacinação, após quatro doses, é de 90 a 90.
VACINA Haemophilus Influenzae do tipo b
A vacina protege dos efeitos adversos da bactéria Haemophilus influenzae tipo b, que incluem diversas doenças, como pneumonia e meningite. Aproximadamente dois terços dos casos ocorrem antes dos 15 meses de idade, por isso as crianças com mais de 6 semanas de idade são o foco da vacinação.
* Doenças meningocócicas A,B ,C
Doença Meningocócica (DM) é uma infecção grave causada pela Neisseria meningitidis (meningococo) que pode se apresentar das seguintes formas: meningite meningocócica com ou sem meningococemia (presença do meningococo na corrente sanguínea).O meningococo apresenta os seguintes sorotipos: A, B, C, XVacinas disponíveis: Vacina anti-meningocócica C conjugada. Vacina anti-meningocócica A + C. Vacina anti-meningocócica B + C., Y e W135.
Vacinas disponíveis: Vacina anti-meningocócica C conjugada. Vacina anti-meningocócica A + C. Vacina anti-meningocócica B + C.
*Vacina contra a febre tifoide
A vacina é indicada para pessoas sujeitas a exposição em decorrência de sua ocupação ou viajantes à áreas endêmicas da doença (Ásia, África, Caribe, América Central, América do Sul) e viajantes brasileiros que se destinam a países com alta endemicidade, estadia prolongada (mais de um mês), e com maior risco de contaminação: profissionais de saúde, educadores, missionários, militares... Ela deve ser aplicada em adultos e em crianças com mais de dois anos de idade.
*Doenças pneumocócicas
Vacinas disponíveis: Vacina anti-pneumocócica conjugada 7-valente – Indicada para toda criança até os 9 anos de idade. Vacina anti-pneumocócica 23-valente -Indicada a partir dos 2 anos e para todo indivíduo com condições que aumentam o risco da doença , como portadores de doenças cardiovasculares, pulmonares, renais crônicas, diabetes mellitus, cirrose, alcoólatras e imunocomprometidos.
*Cólera(diarreia do viajante)
Prevenção das infecções causadas pelo Vibrio cholerae e pela Escherichia coli, responsáveis, respectivamente, pela cólera e pela causa mais frequente de diarreia dos viajantes.
A vacina não protege contra gastroenterites causadas por outros agentes ou diarreias de outra natureza. Está indicada para indivíduos que vão se dirigir para áreas de risco destas infecções.
Pode ser realizada em crianças a partir de 2 anos de idade e adultos.
A vacina é via oral e segue a seguinte recomendação em relação ao número de doses:
Adultos e crianças acima de 6 anos
- Duas doses com intervalo mínimo de 1 semana e máximo de 6 semanas entre as doses.
- Caso o período entre doses ultrapasse 6 semanas, o esquema deve ser recomeçado.
Crianças entre 2 e 6 anos
- Três doses com intervalo mínimo de 1 semana e máximo de 6 semanas entre as doses.
-
...