Programa De Saúde Da Familia
Artigos Científicos: Programa De Saúde Da Familia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IsacXavier • 13/6/2013 • 795 Palavras (4 Páginas) • 573 Visualizações
A Saúde da família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
Assim, o PSF se apresenta como uma nova maneira de trabalhar a saúde, tendo família como centro de atenção e não somente o indivíduo doente introduzindo uma nova visão no processo de intervenção em saúde na medida em que não espera a população chegar para ser atendida, pois age preventivamente sobre ela a partir de um novo modelo de atenção.
A função da USF é prestar assistência contínua à comunidade, acompanhando integralmente a saúde da criança, do adulto, da mulher, do idoso, enfim, de todos que vivem no território sob sua responsabilidade. A Equipe de Saúde da Família (ESF) precisa conhecer a realidade da população sob sua responsabilidade, os contextos familiares e a vida comunitária, desenvolvendo um processo de planejamento pactuado em cada uma de suas fases: na programação, na execução e na avaliação (ALMEIDA, 2000).
Pacientes e ESF devem estar bem informados de que a USF é o primeiro contato do usuário com o sistema de saúde. Isso significa que os profissionais são capazes de resolver a maioria dos problemas de saúde daquela população, porque antes cadastram família por família, casa por casa, rua por rua, fazendo o diagnóstico de saúde da comunidade e preparando um plano de ação, no qual se estabelecem ações e metas em relação aos principais indicadores de saúde.
Uma das maiores mudanças proporcionadas pela Saúde da Família é o esvaziamento dos prontos-socorros e ambulatórios dos hospitais ligados à rede pública de saúde. E, mesmo em casos excepcionais, em que é preciso encaminhar o paciente para especialistas ou hospitais, a ESF continua responsável pelo acompanhamento do caso. Ainda que o indivíduo tenha sido levado para outro município, a equipe se mantém informada durante todo o tratamento especializado e, após o seu término, é responsável por todos os cuidados necessários para sua recuperação.
Por isso, é preciso cuidar do coletivo, para que o cuidar do indivíduo seja satisfatório; daí a necessidade de intervenções mais políticas dos profissionais de saúde (Araújo, 1996). Para alcançar um estado adequado de bem estar físico, mental e social, um grupo deve ser capaz de identificar e realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar, ou adaptar-se ao meio ambiente. O objetivo dos Centros de Saúde é fazer com que essas condições sejam favoráveis para poder promover a saúde (FIGUEIREDO, 2005).
Na perspectiva da Saúde da Família, cabe à enfermagem redefinir sua prática assistencial, gerencial e de ensino, com base, principalmente, na epidemiologia critica e no modelo de atenção integral á saúde. Nesse sentido, o planejamento estratégico passa a ser um instrumento precioso para a construção dessa prática inovadora, na dupla face do trabalho de enfermagem, ou seja, tanto na dimensão do
...