Higiene e Segurança de Alimentos
Por: Adri2402 • 7/5/2017 • Resenha • 464 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO FLORIANÓPOLIS
CURSO DE GASTRONOMIA
Disciplina: Higiene e Segurança de Alimentos
Professora: Elizabeth M. Diamantopoulos Neme
Acadêmico: Adriane Bang Souza
POR UM BRASIL MELHOR
Brasil Orgânico. Santa Catarina- BR Produção: Kátia Klock e Lícia Brancher, 2013. Duração: 58 min Disponível https://www.youtube.com/watch?v=TQjih7Rl2rc
Acesso em: Nov.2013.
O documentário BRASIL ORGÂNICO foi produzido com a intenção de alcançar e apresentar uma nova alternativa de alimentação aos consumidores que não concordam com o modelo de agricultura convencional. O objetivo é esclarecer pontos básicos e provar que a produção orgânica é um alimento saudável, e isso é de suma importância. Os dados mostram que cada vez mais os consumidores se perguntam: Que alimentos de fato estamos consumindo?
A Agricultura orgânica aparece como uma alternativa oposta ao modelo de produção convencional, procurando não somente reparar erros utilizados pela agricultura química, mas também, para um melhor equilíbrio ao meio ambiente e qualidade de vida. Para compreender melhor, o nicho de mercado especifico que se preocupa com a saúde e a qualidade do alimento, empresas e agricultores familiares de norte a sul do pais se destacam com produções : arroz , mel medicinal, frutas tropicais, palmito, açaí, e pecuária estão na lista de destaque no mercado de consumo. Entretanto é necessário que estes produtores sejam submetidos a um processo de certificações, esse sistema é indispensável para agregar valores, pois o mesmo promove a inserção em mercados internacionais. Existem inúmeras feiras orgânicas nos países e todo o produto tem controle rigoroso de qualidade, que garante ao consumidor a veracidade de um alimento orgânico. Um dos pontos negativo é que apesar de todos esses benefícios o produto muita das vezes é reputado como apenas um alimento mais saboroso ou nutritivo como se só o final da produção fosse enxergado pelos consumidores e não todo o processo, o custo alto do produto também impedem as classes menos favorecidas, o que torna o alimento acessível somente a algumas classes da população.
Mesmo a produção de orgânicos aumentando vinte por cento (20%) a cada ano no mercado de alimentos, apenas zero virgula oito por cento (0,8%) da agricultura Brasileira possui certificado de produção orgânica os oitenta por cento (80%) da produção orgânica no pais é de subsistência.
O Brasil é o líder mundial no consumo de agrotóxicos. O uso desses produtos nasceu após a indústria química não ter mais o que produzir com o fim da guerra, a ideia de que teria mais alimentos no mundo causou um grande impacto ao planeta com a produção desses agentes fertilizantes, no entanto independente das informações e estudos, o setor produtivo considera indispensável a utilização nas lavouras. Portanto é necessário que as autoridades públicas abracem a causa dos produtores orgânicos com leis e incentivos financeiros. A produção orgânica tende a ser vista como um assunto de saúde pública, saúde econômica e saúde financeira do país.
...