ACIDEZ EM AMOSTRA DE VINAGRE
Por: Lorena Santos • 22/9/2018 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 355 Visualizações
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
QUÍMICA EXPERIMENTAL
ACIDEZ EM AMOSTRA DE VINAGRE
Prof.ª Dr.ª Maristela Silva Martinez
RIBEIRÃO PRETO – SP
NOVEMBRO, 2017
Introdução
O vinagre é o condimento líquido fabricado por meio da fermentação do vinho, onde ocorre a conversão do álcool em ácido acético por bactérias acéticas. A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. As principais perdas de ácido acético, no processo de acetificação, são devidas ao consumo elevado de álcool pelas bactérias, à evaporação natural dos constituintes voláteis (álcool, ácido acético) e a problemas industriais.
Seguindo o conceito de Arrhenius, os ácidos são substâncias que liberam íons positivos de hidrogênio ou prótons (cátions ou ânions) numa solução aquosa. A neutralização promove uma alteração do pH do meio reacional, a ser conferida por meio de mudança na coloração do meio previamente tratado com indicadores (titulação colorimétrica), ou em sua diferença de potencial. Dessa forma é possível descobrir a concentração de alguma espécie química ácida ou básica a partir da quantidade de titulante necessário para neutralizá-lo.
- Objetivos
Determinar a % de ácido acético presente em cada vinagre analisado.
- Materiais
- Pipetas de 10 mL
- Balões Volumétricos de 100 mL
- Pipetas de 25 mL
- Bureta 50 mL
- Erlenmeyer de 250 mL
- Solução de fenolftaleína
- Procedimento
Pipetou-se 10mL de vinagre branco, transferiu-se para um balão de 100mL e completou-se o volume.
Pipetou-se 25mL da solução de vinagre + água, transferiu-se para um erlenmeyer de 250mL adicionou-se cerca de 40mL de água e 3 gotas de fenolftaleína.
Titulou-se com a solução de NaOH até o aparecimento de uma leve coloração rosa. Repetiu-se todo o procedimento utilizando agora o vinagre tinto.
Calculou-se a concentração do ácido acético presente em cada um dos tipos de vinagre expressando o resultado em mols por litro e em gramas de ácido acético por mL de vinagre. Determinou-se a porcentagem de ácido acético presente em cada vinagre analisado.
- Resultados e discussões
- Conclusão
A titulação ácido-base é uma técnica analítica simples e muito utilizada para controle de qualidade de muitos produtos, como alguns alimentos e medicamentos. Já vimos que é possível determinar a concentração molar de qualquer substância por meio da titulação, desde que se tenha conhecimento exato da molaridade de outra substância, que servir-se de titulante. Ao realizar a titulação devemos tomar cuidado na observação da mudança de cor do indicador ácido-base, pois, para indicar um pH neutro, a cor do indicador deve estar em um estado intermediário da faixa de viragem. Após atingir o pH neutro determinamos a % do ácido acético contido no vinagre que foi de 4,11%.
...