Algebra Linear
Artigo: Algebra Linear. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: daanny_nany • 24/9/2014 • 2.775 Palavras (12 Páginas) • 322 Visualizações
Sumário
INTRODUÇÃO 7
Etapa 1 8
Passo 1 8
Passo 2 9
Passo 3 e 4 11
Etapa 2 12
Passo 1 12
Passo 2 e 3 12
Etapa 3 13
Passo 1 13
Passo 2 13
Passo 3 14
Etapa 4 16
Passo 1 16
Passo 2 17
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
INTRODUÇÃO
Toda empresa necessita tomar uma de uma administração eficiente que a possibilite o crescimento no mercado, não importando em qual ramo ela atue.
Para isso foram desenvolvidas as metodologias de custeio a serem utilizadas ao decorrer desta ATPS.
O desenvolvimento desta atividade deu-se através de pesquisa e análise de uma pizzaria situada no centro de São Caetano do Sul, que não quis ser identificada nos relatórios. Através dela, possibilitou-nos a realização das etapas a seguir.
A realização desse trabalho só possível por meio dos conhecimentos adquiridos em aula.
Etapa 1
Passo 1
Relatório 1
Observação sobre os custos em uma Pizzaria – Métodos de custeio
Segundo BORNIA (2002) existem três tipos de métodos de custos – Método dos Centros de Custo (RKW), Método da Unidade de Esforço da Produção (UEP) e Método Baseado em Atividades (ABC).
Segundo LIPPEL (2002), o método RKW é utilizado em empresas que fabricam mais de um produto, na qual a alocação dos custos fixos aos produtos necessita maiores considerações, necessitando técnicas e métodos mais sofisticados.
Para MARTINS (2000) custeio RKW - é a junção de todos os tipos de custos, despesas aos produtos a serem vendidos pela empresa, onde se define um numero agregado médio para as unidades, minimizando os gastos totais da empresa, auxiliando a gerenciar os números.
Outro método utilizado em controle de custos é o UEP, onde segundo MATTOS (2004), tem por objetivo básico transformar a matéria-prima em produto final, mas para que isso aconteça é preciso realizar uma série de esforços que vão desde máquinas e equipamentos até o esforço humano.
BORNIA (2002) diz que o método UEP baseia-se na unificação da produção de empresas multi produtoras através da definição de uma unidade comum a todos os artigos da empresa.
De acordo com VIANA (2005), o custeio baseado na atividade, ABC é capaz de diminuir as imprecisões no trato dos custos indiretos, possibilitando, assim, um melhor controle e gerenciamento de recursos, por sua lógica de funcionamento permitir uma ligação entre o produto e a atividade de apoio sem a necessidade de rateio.
Segundo VIANA (2005) outra vantagem do custeio ABC é o fato de ele ser utilizado como uma verdadeira ferramenta gerencial que estimula e suporta a melhoria contínua dos processos, da qualidade, dos parâmetros de desempenho da empresa e das próprias pessoas.
Já BORNIA (2002) afirma que “a idéia básica do ABC é tomar os custos das várias atividades da empresa e entender seu comportamento, encontrando bases que representem as relações entre os produtos e estas atividades”.
De acordo com LIPPEL (2005) custeio ABC – são os recursos (pessoal, computador, telefone) usando as atividades (horas de trabalho, tempo de uso de telefone), tudo internamente, entende e melhorando os valores usados para obtenção do produto final.
A escolha do método de custo utilizado no presente artigo foi definida com base na definição de BORNIA (2002), a qual diz que o principal objetivo do método é tomar todos os custos das várias atividades da empresa e entender seu comportamento.
Bem como as definições de MARTINS (2000) apud LIPPEL (2005), que se refere ao método ABC como uma metodologia de custeio que procura reduzir as distorções provocadas pelo rateio dos custos indiretos.
Passo 2
Relatório 2
Observação sobre os custos em uma Pizzaria – Estudo de caso.
Para concluir esta etapa, escolhemos e contatamos uma Pizzaria nos arredores do centro de São Caetano do sul.
A empresa conta atualmente com um quadro de onze (11) funcionários, os quais desempenham as funções de produção, tais como compra de matéria prima, preparação, montagem, entrega contabilização dos pagamentos e limpeza. Os dados foram obtidos através de visitas a empresa e conversas com o proprietário por e-mail, buscando entender o processo produtivo da empresa para realizar a análise dos custos da melhor forma possível.
Após acompanhar a produção diária da empresa, podemos perceber que esse processo dá-se da seguinte forma:
As atividades iniciam-se com a cotação dos preços dos integrantes (matéria prima) nos dois maiores atados e varejos da cidade. Efetivando as compras do qual oferecer os menores preços. Realizados as compras da matéria prima, as mesmas são recebidas e higienizadas, para o posterior armazenamento.
O estoque é controlado diariamente antes do inicio das atividades, do qual é verificada a quantidade de cada ingrediente e a necessidade de efetuar a compra. Á medida que a matéria prima é consumida faz-se necessário a preparação de novos ingredientes,onde é realizado o descascamento dos legumes seguido por corte,cozimento e fritura.
Após o cliente efetivar o pedido a pizza é montada conforme a solicitação, utilizando-se os ingredientes já preparados. Feita a montagem a pizza é levada ao forno para o assamento. Após o período de CINCO minutos ao forno, a pizza é embalada e entregue ao cliente, contando com o serviço de conta juntamente com a entrega.
A contabilização das vendas e pagamentos é realizada no final do expediente, juntamente com a disposição das sobras de alimentos e a higienização dos equipamentos.
Para a realização dessas atividades a
...