Algebra linear
Por: dyony • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 848 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JARAGUÁ DO SUL
ACADÊMICA: JÉSSICA TEIXEIRA
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL E AUDITORIA
PROFESSORA: JOSIANE FERREIRA DE MELO DE SOUZA
TURMA: ENGENHARIA MECÂNICA – 1º SEMESTRE
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO PARA PROVA:
- O que é inovação?
R: Pode ser definida, com o a exploração de novas idéias, idéias inovadoras. Conforme dicionário Aurélio (2009) inovar significa: “1. Renovar, 2. Introduzir novidades”.
- Quais são os tipos de inovações?
R: Inovações podem ser de produtos, processos ou modelo de negócios.
- Quais são as melhorias que a inovação sustentável requer para melhorar a vida das pessoas e preservação dos recursos naturais?
R: A inovação sustentável requer uma presença crescente da ciência e da tecnologia, por exemplo: na produção de alimentos, na melhoria das condições de saúde, na exploração e preservação de recursos naturais, na agregação de valor à produção industrial, na redução da desigualdade social e do desequilíbrio regional e no desenvolvimento de tecnologias sociais.
- Quais são os elementos de um sistema de gestão ambiental, com base na NBR ISO 14001?
R: Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na NBR ISO 14001 é realizado, seguindo os seguintes passos:
- Uma Política Ambiental é definida pela Direção;
- Essa Política é dividida em Objetivos Ambientais;
- Para acompanhar os Objetivos, são definidas Metas Ambientais específicas;
- Para atingir as Metas, é estabelecido um Plano de Ação;
- Para se medir o Desempenho Ambiental, são realizadas Auditorias, Medições e Monitoramentos;
- Quando as ações não são suficientes para atender a Política Ambiental, então, é estabelecida uma Ação Corretiva;
- Quando a Política está sendo atendida, se cria Ações de Melhorias Contínuas.
- No planejamento do SGA é necessário quais etapas?
R: O ciclo de desenvolvimento de um SGA segundo a norma NP EN ISO 14001:2004 rege-se pelos princípios da Melhoria Contínua assente em quatro pilares: planear, executar, verificar e atuar. Este processo é determinado por etapas principais que a seguir se descrevem.
1ª etapa - Política ambiental – a definição de uma política ambiental está na base de um SGA e demonstra o empenho da organização em promover a sua eficiência ambiental, atribuindo responsabilidades, procedimentos e objetivos genéricos a atingir.
2ª etapa - Análise ambiental preliminar – esta análise permitirá determinar a eficiência ambiental da organização e estabelecer objetivos concretos para aplicação da política ambiental estabelecida.
3ª etapa – Objetivos ambientais – estes objetivos qualificam as metas a atingir pela organização e devem ter em consideração os indicadores obtidos através das análises ambientais realizadas bem como valores típicos de outras organizações congêneres.
4ª etapa - Programa ambiental – o programa ambiental detalha a metodologia a adotar pela organização para que se atinjam os objetivos ambientais definidos. Um dos seus pontos fundamentais consiste em definir cadeias de responsabilização e de autoridade.
5ª etapa - Análise ao Sistema de Gestão Ambiental – esta análise periódica tem como principais objetivos avaliar a eficiência do SGA adotado para o cumprimento dos objetivos estabelecidos. Em função dos resultados obtidos podem ser redefinidos a política, os objetivos e o programa ambiental. É de salientar a importância da qualidade da documentação produzida durante o funcionamento do sistema de gestão.
- Qual é a diferença entre previsões e tendências?
R:
- Explique por que é necessário monitorar indicadores de eficiência ambiental?
R: Um indicador de desempenho ambiental tem como função demonstrar a organização se a mesma esta melhorando ou não conforme os objetivos e metas pré-estabelecidas, fornecendo informações adicionais para eventuais melhorias.
...