Concreto Armado
Por: Nah_Arantes • 17/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 1.045 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO SUPERIOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS
NAYARA DE ALMEIDA ARANTES PAQUES
MARLON VANZEI
MAYARA DIAS DA SILVA
REGINA ANACRETO
VALERIA RAMAYANA
CÁLCULO E LANÇAMENTO DE ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO (LAJE, PILAR E VIGA)
SOROCABA
2016
NAYARA DE ALMEIDA ARANTES RA: B80828-4
MARLON VANZEI RA:
MAYARA DIAS DA SILVA RA:
REGINA ANACRETO RA:
VALERIA RAMAYANA RA:
CÁLCULO E LANÇAMENTO DE ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO (LAJE, PILAR E VIGA)
Trabalho apresentado à Universidade Paulista junto ao curso de Engenharia Civil como exigência parcial para o cumprimento do semestre do curso.
SOROCABA
2016
SUMÁRIO
Introdução
As estruturas de concreto armado são comuns em todo o mundo, esse relatório contém informações técnicas e de execução, dessas estruturas obtidas através de estudos, pesquisas, e de uma visita técnica realizada no edifício em construção Atrium Prime Residence, obra realizada pela Civil Engenharia com a parceria da Caixa Econômica Federal - visita com duração de 1 hora e 30 minutos, realizada no dia 12/05/2016, que fica localizada na cidade de Sorocaba/SP.
Os projetos das estruturas de concreto armado são realizados por engenheiros qualificados no assunto, denominados também como engenheiros calculistas, são esses especialistas que definem as dimensões das peças (pilares, vigas, lajes e etc.), definem também a resistência do concreto, bitola do aço, espaçamento entre as barras, e as demais características necessárias.
Os engenheiros calculistas concretizam os projetos buscando obter primeiramente a qualidade das peças, resistências, durabilidade, com economia, e redução de custos.
Objetivo
Esse relatório visa explicar as técnicas construtivas de estruturas de concreto armado, em especial das vigas, pilares e lajes, mostrando quais são operações que devem ser realizadas com perfeição, no decorrer do processo de execução, entre essas operações estão, as montagens das formas, concretagem, cura e desformas, para obter a satisfação do cliente com a obra e a qualidade das peças.
Além disso, a visita em um edifício serve para mostrar como as estruturas de concreto armado são executadas na prática, e que tudo deve ser planejado e projetado com antecipação, além de ser de extrema importância que todos os procedimentos sejam realizados de acordo com as normas.
- Definição do Concreto Armado
Definição da NBR 6118/03 – Elementos de Concreto Armado: “ são aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência ”.
O concreto é um material que apresenta alta resistência à compressão, mas, em contrapartida, possui baixa resistência à tração (cerca de 10 % da resistência à compressão). Daí surge a necessidade de anexar ao concreto um material (o aço) que, disposto convenientemente, resista às tensões de tração. Com esse material composto (concreto e aço), surge então o chamado “concreto armado”, onde as barras da armadura absorvem ou resistem às tensões de tração e o concreto resiste às tensões de compressão. No entanto, o conceito de concreto armado envolve ainda o fenômeno da aderência, que é essencial e deve obrigatoriamente existir entre o concreto e a armadura, pois não basta apenas juntar os dois materiais para obter o concreto armado, sendo é imprescindível que haja real solidariedade entre o concreto e o aço, e que o trabalho seja realizado de forma conjunta.
A armadura do concreto armado é chamada “armadura passiva”, o que significa que as tensões e deformações nela aplicadas devem-se exclusivamente aos carregamentos aplicados nas peças onde está inserida. Esquematicamente, podemos concluir que: Concreto armado = concreto simples + armadura + aderência.
- Vantagens e Desvantagens do Concreto Armado
Analisamos as vantagens e desvantagens do Concreto Armado apenas para efeito de comparação;
Vantagens:
- Economia: o concreto com exceção quando se obtêm vãos muito grandes é mais barato que a estrutura metálica, pois em muitos casos os agregados podem ser obtidos na própria obra.
- Durabilidade: a resistência aumenta com o tempo de processo de cura.
- Adaptação a qualquer tipo de forma.
- Praticamente não tem manutenção e conservação.
- Resistente ao fogo.
- Impermeável
- Resistência ao desgaste mecânico (choques, vibrações)
- Fácil execução.
Desvantagens:
- Grande peso-próprio 2500 kg/m3 (pode ser reduzido com utilização de agregados leves).
- Reforma e demolições difíceis ou ate impossíveis.
- Baixo grau de proteção térmica.
- Demora de utilização (o prazo pode ser reduzido com a utilização de aditivos).
1.2 Principais Elementos Estruturais de Concreto Armado
Nas construções de concreto armado, independente do porte, três elementos são bastante comuns: lajes, vigas e pilares, e por isso eles são os mais importantes. Além deles, outros elementos não tão comuns, são: blocos e sapatas de fundação, estacas, tubulões, consolos, vigas-parede, tirantes, entre outros.
...