O Laudo de Inspeção Predial
Por: André Salgado • 20/6/2019 • Projeto de pesquisa • 1.704 Palavras (7 Páginas) • 395 Visualizações
LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL
Recife, 13 de julho de 2018
Carlos André Brito Salgado, Engenheiro Civil, CREA/PE 1817186752, foi contratado pelo condomínio Kalay, para elaborar a inspeção predial.
O imóvel avaliado consiste em um edifício com 10 pavimentos e quarenta apartamentos, sendo duas coberturas duplex. A área comum é composta de um salão de festas com banheiros masculino e feminino, banheiro, casa de bombas, grupo gerador, reservatórios, guarita, estacionamento subsolo, casa de máquinas, caixa d´água e 02 elevadores.
Este Laudo de Inspeção foi elaborado em consonância com as Normas e Resoluções do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – Entidade Nacional) e da Norma de Manutenção em Edificações NBR 5674, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e as regras gerais e específicas a serem obedecidas na manutenção e conservação das edificações.
Este trabalho caracteriza-se pela inspeção predial como um “Check-up” da edificação, tendo como escopo um diagnóstico geral sobre o Edifício Kalay, identificando as anomalias construtivas e falhas de manutenção – com a análise do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio – que interferem e prejudicam a saúde e habitabilidade, frente ao desempenho dos sistemas construtivos e elementos vistoriados da edificação, especialmente a estrutura em concreto, fachadas e instalações elétricas e hidrossanitárias. Neste contexto, a ANOMALIA representa a irregularidade relativa à construção e suas instalações, enquanto que a FALHA diz respeito à manutenção, operação e uso da edificação. Resoluções do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e particularmente: Resolução Nº. 205, de 30/09/1971, que adota o Código de Ética Profissional; Resolução Nº. 218, de 27/06/1973, que fixa as atribuições do Engenheiro e Agrônomo nas diversas modalidades; Resolução Nº. 345, de 27/07/1990, que dispõe quanto ao exercício por profissionais de nível superior das atividades de Engenharia de Avaliações e Perícias de Engenharia;
LAUDO N° 001/2018 - INSPEÇÃO
DATA BASE 16 de junho de 2018
SOLICITANTE Condomínio Edifício Kalay
C.N.P.J. n° 09.055.617-001/89
Rua dos Navegantes, n° 191
Recife - Pernambuco.
RESPONSÁVEL Hans Jursa
ENDEREÇO Rua dos Navegantes, n° 191.
OBJETIVO Inspeção Predial, em conformidade com a Lei municipal 9.913/2012
FINALIDADE Determinação das condições físicas, de segurança e salubridade.
LOCAL DA VISTORIA:
Edf. Kalay
Rua dos Navegantes, n° 191
Documentos complementares:
Lista de verificação:
Elencamos os principais itens a serem vistoriado na edificação.
Nível de Inspeção – Rigor do Laudo
A inspeção predial é classificada quanto a sua complexidade e elaboração do Laudo. Consideradas as características técnicas da edificação, manutenção e operação existentes e necessidade de formação de equipe multidisciplinar para execução dos trabalhos. Os níveis de inspeção predial podem ser em Nível I, II e III.
NÍVEL 2
Vistoria para a identificação de anomalias e falhas aparentes eventualmente identificadas com o auxílio de equipamentos e/ou aparelhos, bem como análises de documentos técnicos específicos, consoante à complexidade dos sistemas construtivos existentes.
A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades.
Nível de Inspeção: NIVEL II
Grau de Risco:
Critério de classificação das anomalias e falhas existente na edificação, e constatadas em uma inspeção predial, considerado o risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio, dentro dos limites da inspeção predial.
A análise do risco consiste das anomalias e falhas identificadas nos diversos componentes de uma edificação, quanto ao seu grau de risco relacionado com fatores de manutenção, depreciação, saúde, segurança, funcionalidade, comprometimento de vida útil e perda de desempenho.
Grau de Risco: MÍNIMO
Relativo a pequenos prejuízos à estética ou atividade programável e planejada, sem incidência ou sem a probabilidade de ocorrência dos riscos críticos e regulares, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor imobiliário; recomendando programação e intervenção a médio prazo. Pode causar pequenos prejuízos à estética ou atividade programável e planejada, sem incidência ou sem a probabilidade de ocorrência dos riscos críticos e regulares, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor imobiliário.
Grau de Risco: REGULAR
Pode provocar a perda de funcionalidade sem prejuízo à operação direta de sistemas, perda pontual de desempenho (possibilidade de recuperação), deterioração precoce e pequena desvalorização.
Grau de Risco: CRÍTICO
Pode provocar danos contra a saúde e segurança das pessoas e/ou meio ambiente, perda excessiva de desempenho causando possíveis paralisações, aumento de custo, comprometimento sensível de vida útil e desvalorização acentuada.
Critério e método da inspeção predial:
A elaboração da inspeção predial baseia-se na análise do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio, diante das condições técnicas, de uso, operação e manutenção da edificação, bem
...