Trabalho de Pesquisa Operacional
Por: Ronei De Oliveira Alves • 3/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.112 Palavras (5 Páginas) • 593 Visualizações
Trabalho de Pesquisa Operacional
Utilização da pesquisa operacional para otimização de rotas de um motorista autônomo na região de São Paulo
Introdução: O artigo consiste em promover uma melhor rota para um motorista qualquer na região de São Paulo utilizando a Pesquisa Operacional para otimizar as menores distancias e os menores tempos a serem percorridos.
A Pesquisa Operacional tem como objetivo nos ajudar a resolver problemas de diferentes segmentos através de técnicas e modelos matemáticos, para otimizar processos, obter menores custos de operações, melhorar o nível de serviços e desempenhar um planejamento estratégico competitivo.
Muitas Técnicas podem ser utilizadas para o desenvolvimento dos problemas de pesquisa operacional, como programação linear, PERT CPM, Gráficos de Gantt e softwares como Lindo e Solver, essas técnicas são aplicadas em áreas como: Logística, custos de transportes, localização de redes de distribuição, administração da produção, análises de investimentos, planejamento organizacional entre outras.
Objetivo: O objetivo deste estudo é demonstrar que através da pesquisa operacional e programação linear, torna-se possível mensurar a viabilidade de processos, possibilitando aperfeiçoa-los ou valida-los por meio de ferramentas específicas, de baixo custo e acessíveis a empresas e/ou motoristas autônomos.
Metodologia: A metodologia escolhida para este estudo será na forma de estudo de caso através de informações coletadas do motorista autônomo e das possíveis rotas utilizadas por este no período das 10 horas às 16 horas.
Estes dados serão aplicados pelo software Lindo, originando a melhor roteirização, sendo analisados a posterior os resultados deste levantamento.
Justificativa: Existem no mercado muitos aplicativos e softwares de roteirização que auxiliam as empresas e motoristas a optarem por rotas mais curtas e rápidas;
Porém, estes softwares, possuem um alto custo de implantação, atingindo assim apenas grandes empresas e operadores logísticos já consagrados no mercado, fazendo com que pequenas empresas e motoristas autônomos fiquem longe dessas ferramentas.
Por isso gera-se a necessidade de ferramentas específicas e de baixo custo, como o Software Lindo
Segundo a Fundação Dom Cabral, realizado em 2014, “revela que 70% das empresas veem a necessidade de terceirizar suas frotas e serviços logísticos para redução de custos e melhorar a eficiência do processo de movimentação de cargas. No Brasil os gastos médios com transportes representam 11% do faturamento de uma empresa. De acordo com o estudo, os custos logísticos no Brasil consomem 11,19% da receita das empresas, que revelam ter um alto nível de dependência de rodovias (85,6%), máquinas e equipamentos (68,5%) e energia elétrica (66,7%)”.
Fundamentação Teórica: Pesquisa Operacional - A pesquisa operacional nos auxilia em resoluções de problemas e otimização de processos através de modelos matemáticos, desempenhando um planejamento estratégico competitivo. A aplicação da pesquisa operacional pode ocorrer através da programação linear, esta por sua vez, auxilia as empresas na busca de tempos e recursos visando sempre a redução de custos e melhores resultados, levando em consideração todas as restrições envolvidas no processo que será otimizado. A empresa tem como objetivo a otimização do processo geral de conversão de custos, para maximizar o aproveitamento dos recursos de transporte, identificando as melhores rotas que permitam redução do tempo e distância, ajudando na redução de gastos da transportadora, gerando uma relação lucrativa e proporcionando uma forte parceria com foco no atendimento aos clientes, por isso a necessidade da utilização desse instrumento.
Programação Linear - A programação linear é uma aplicação da pesquisa operacional, onde auxilia as empresas na busca de tempos e recursos, visando sempre a redução de custos e melhores resultados, levando em consideração todas as restrições envolvidas no processo que será otimizado. Através da programação Linear busca-se a otimização do processo geral da conversão dos custos, para maximizar o aproveitamento dos recursos de transporte, identificando as melhores rotas que permitem a redução do tempo e distância, reduzindo consideravelmente os gastos, por isso a necessidade de utilização desse instrumento.
Função Objetiva - Função objetiva utiliza-se das variáveis de decisão na sua formulação com intuito de formar o objetivo de maximização ou minimização do modelo. Na função objetiva as variáveis de decisão assumem incógnitas que são combinadas com quantidade de cada recurso, produto ou grandeza de processo.
Roteirização - O roteiro para transporte de cargas é feito a partir de uma origem e destino, sendo necessário realizar uma série de análises para verificar a viabilidade e percurso devido às dimensões da carga, os locais de entregas e o tempo destinado para executar o serviço, o que implica diretamente no custo total. Através da roteirização, planejam-se as entregas de forma eficiente, com o objetivo de minimizar os custos com a escolha do melhor roteiro.
...