A Estatística Morettin
Por: Matheus Palmeira • 11/3/2021 • Trabalho acadêmico • 736 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
Atividade 1 – Matheus Roberto Palmeira Costa
Parte 1 – (2 pontos)
1) Com relação às preferências do consumidor, considere os três casos a seguir:
- Dois bens com taxa marginal de substituição de um bem pelo outro constante ao longo da curva de indiferença
- Dois bens com taxa marginal de substituição decrescente ao longo da curva de indiferença
- Dois bens complementares perfeitos no consumo
Exemplifique e desenhe um gráfico com curvas de indiferença que representem as preferências do consumidor em cada um dos casos acima.
- a) Dois bens (carne e frango) possuem curva de indiferença linear pois o consumidor desiste do bem (carne) prorcionalmente para consumir o bem frango e mantém a sua satisfação;
b) Os bens vestuário e alimento possuem curva convexa pois o consumidor não tem tanta vontade em abrir mão de um bem para consumir o outro e assim sua satisfação como está;
c) Nesse caso os bens são complementares, logo, os dois sapatos são consumidos ao mesmo tempo. Logo, a taxa marginal tende ao infinito.
[pic 1]
2) Considere uma reportagem atual relacionada às preferências do consumidor e discuta à luz do conteúdo visto nas últimas aulas.
Link da reportagem: https://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/alta-da-carne-eleva-consumo-de-ovos-precos-dos-alimentos-altera-o-cardapio-dos/20201217-094758-u650
O ano de 2020 levou o brasileiro a pensar em substituir alimentos por causa da alta do preço dos bens que era acostumado a consumir. Segundo o IBGE, a alta dos alimentos foi de 12,4%. Com o aumento do preço da carne a renda permanecendo a mesma, o consumidor se viu obrigado a substituir o alimento para o frango ou o ovo por exemplo, forçando uma maior produção desses últimos produtos. Logo, como já foi explicitado em aula, podemos encaixar no gráfico de bens de consumo substitutos perfeitos, pois com o aumento do preço de carne, substitui o bem para o frango.
3) Escolha entre as funções de utilidade a seguir, aquelas que melhor representam os três casos do item 1 (1.a, 1.b, 1.c).
1) u (x,y) = x2y3 2) u (x,y) = min{x, 4y} 3) u (x,y) = x+ 4y
4) u (x,y) = xy 5) u (x,y) = min{x, y} 6) u (x,y) = x+ y
7) u (x,y) = x0.40y0.60 8) u (x,y) = min{3x, 2y} 9) u (x,y) = 5x+ 3y
1 – a) Resposta: 6) u (x,y) = x+ y
1 – b) Resposta: 7) u (x,y) = x0.40y0.60
1 – c) Resposta: 5) u (x,y) = min{x, y}
Para cada uma, considere: px=1; py=2 e Renda=120 e responda os itens a seguir:
- Escolha ótima do consumidor em cada caso. Esboce graficamente
[pic 2]
- Funções de demanda de x e y
[pic 3]
- O que acontece com a restrição orçamentária e com a escolha ótima se a renda aumenta? E se o preço cai?
Caso 1:Como os bens são substitutos perfeitos, um aumento da renda e queda do preço, o consumidor escolherá o bem que lhe dá mais satisfação e comprará mais dele do que o outro. A escolha ótima migrará para o ponto em que o consumidor conseguir comprar mais do item com maior utilidade.
Caso 2: No caso 2, o aumento da renda e queda dos preços leva ao aumento proporcional da procura pelo bem y e proporcional à procura menor pelo bem x, chegando ao ponto do bem 1 também tender ao infinito com maior procura pelo bem 2.
...