Definição de estatísticas
Projeto de pesquisa: Definição de estatísticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brandao2012 • 22/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 303 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
4º SEMESTRE
Roberta Souza do Carmo 4348837680
Ronaldo Brandão da Silva 4337830945
Thais Emilio Mattos8307586275
Nayara JanuarioAraujo6947385343
Claudison Ribeiro de Araujo 5320984371
TÍTULO DO TRABALHO
Estatística
PROFESSOR EAD.
Ivonete Melo de Carvalho
SETEMBRO 2013 - OSASCO/SP
Sumário
Etapa 1 - Definição da Estatística 3
Etapa 2 - Amostra de Café............................................................................................................4
Etapa 3 - Tabelas de Frequências................................................................................................9
Etapa 4 –Média, Moda, Mediana, Variância e Devio Padrão 11
Referências Bibliográficas........................................................................................................ 16
Etapa 1
1. Definição
Estatística permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento no campo da administração; pode ser aplicada e desenvolvida em grandes empresas e organizações. Pode se dizer que Estatística é a parte da Matemática aplicada que se ocupa em obter conclusões a partir de dados observados.
2. Conceito e aplicações da Estatística
Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre vários outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizada, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação com objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
3. Estatística em Administração
A estatística é uma ciência importante para a administração e está presente em quase todas as suas áreas. Tem grande colaboração no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção. A metodologia consiste em estudos teóricos sobre a estatística na administração, estudo das abordagens da qualidade e das técnicas estatísticas no controle de qualidade.
As informações estatísticas são específicas e eficazes, fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar seu desempenho e identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria de seus processos. A diversidade de atuação pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais.
A Estatística pode ser aplicada em diversas áreas, inclusive na Medicina, pois fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença, permite identificar situações críticas e, consequentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença.
Exemplos de algumas das áreas onde o estatístico atua:
• Universidades e Instituições de Pesquisas
Ministram disciplinas relacionadas à Estatística, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos.
• Área de Marketing e Análise de Mercado
Tem o perfil adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado.
• Área de Recursos Humanos
Realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; entre outros.
Etapa 2
Para termos como base o estudo estatístico de uma determinada amostra (subconjunto de uma população) é preciso termos como base os métodos abaixo:
• Coleta
• Organização
• Descrição
• Análise
• Interpretação
• Tomada de Decisões
Para o desafio proposto a equipe se dividiu em pesagens de 20 pacotes por pessoa, completando assim o proposto de 100 amostras.
Utilizamos como padrão o hipermercado Carrefour no endereço Av. Dos Autonomistas, 1542, Osasco, São Paulo a fim de mantermos o padrão de resultados sob as amostras utilizando a mesma balança para as 100 amostras.
Para definirmos um padrão, estabelecemos uma marca aleatória, para analisarmos justamente sua credibilidade com relação ao peso sugerido em embalagem versus peso real.
A pesagem, medida de massa do objeto, foi feita na balança, sendo sua unidade usual em Quilograma (Kg) do setor de frutas do hipermercado.
Amostra - Café Pilão 1kg (1.000 gr) Peso (gr)
Amostra 1 1.000,00
Amostra 2 998,00
Amostra 3 995,00
Amostra 4 999,00
Amostra 5 1.000,20
Amostra 6 1.000,10
Amostra 7 998,00
Amostra 8 999,00
Amostra
...