Estatística: Noções Básicas
Seminário: Estatística: Noções Básicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilianpazeli • 27/9/2013 • Seminário • 865 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
1. Estatística: Noções Básicas
Estatística é um conjunto de técnicas, que faz com que coletamos dados, organizamos e descrevemos, para assim podermos tomar futuras decisões. Dados é o levantamento de observações, para serem observados. Informação é a interpretação para os dados levantados, um depende do outro. Dentro da estatística existem várias palavras chaves, tais como:
- Descritiva: organização e descrição dos dados.
- Inferencial: é a análise e interpretação dos dados.
- População: é um conjunto de coisas ou indivíduos que tenham pelo menos uma característica em comum.
- Amostra: é quando se analisa uma parte de uma população.
- Parâmetros: é usado quando falamos de população.
- Estimativa: é usado quando falamos de uma amostra.
- Dados brutos – seqüência de dados conforme levantado;
- Rol de dados: seqüência ordenada;
- Censo: Contagem da População;
- Simulação: modelo para descrever o comportamento de uma população;
- Experimento: comparação entre um grupo de controle e observado os resultados.
- Variáveis: é um símbolo que assume diversos valores, de acordo com os fatos ocorridos, existem vários tipos de variáveis.
- Aleatória: quando seu valor estiver associado a um experimento aleatório.
- Qualitativa: quando seu valor estiver associado a uma qualidade.
- Quantitativa: quando seu valor estiver associado à unidade de medida, dentro dessa variável existem dois tipos:
• Discreta: essa variável assume somente valores inteiros.
• Continua: essa pode assumir qualquer valor dentro de um intervalo determinado.
2. Analisando e mostrando a Estatística
Distribuição de Freqüência é a tabela que indica de forma isolada ou em intervalos, a quantidade de dados em estudo.
Primeiramente devemos coletar dados e ordená-los, ver qual é a amplitude total, depois de achar a Amplitude Total devemos encontrar a amplitude de classes e por fim montar a tabela e identificar os seus limites inferiores e superiores.
Para encontrarmos a Amplitude Total devemos somar o maior valor menos o menor, e assim encontramos a amplitude das classes, dividimos então o resultado da Amplitude Total dividido pelo numero de classes.
Dentro das tabelas encontramos também o Ponto Médio, é um valor que podemos substituir uma classe, achamos também a Freqüência Relativa é a proporção que cada classe representa para o total de dados e por ultimo a Freqüência Acumulada é a soma das freqüências das classes anteriores.
Podemos representar os dados não só por tabelas mais também por Gráficos, existem vários gráficos que podemos utilizar, com os gráficos fica mais clara a interpretação visual, tais como: Histograma de Freqüência, Polígono de Freqüência, Gráfico de Freqüência acumulada, Diagrama de Tronco de Folha, Pareto e Setores ou Pizza.
2.1. Histograma de Freqüência
Histograma de Freqüência: é um gráfico horizontal onde mede os valores dos dados e a escala vertical mede as freqüências das classes.
2.2. Polígono de Freqüência
Polígono de Frequência: é um gráfico de linhas, onde são representados os seus dados sendo os pontos médios na horizontal e as respectivas Frequências nos eixos verticais.
2.3. Diagrama de Tronco de Folha
Diagrama de Tronco de Folha: tem por objetivo resumir as informações apresentadas, tem que por uma seqüência para indicar como os dados devem ser lidos.
2.4. Pareto
Pareto:
...