Estatísticas
Tese: Estatísticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Afonsos • 29/11/2013 • Tese • 784 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a colecta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
A colecta, a organização e a descrição dos dados numéricos através da criação de instrumentos adequados (quadros, gráficos e indicadores numéricos), estão a cargo da Estatística Descritiva.
No estudo da Estatística, o termo “estatística” é utilizado para referir dois conceitos diferentes, conforme se utiliza no singular ou no plural. Quando utilizado no plural, é sinónimo de facto ou dados numéricos, enquanto que no singular constitui um objecto de estudo, uma ciência, tal como é a Matemática, e compreende, como foi referido anteriormente, um conjunto de princípios e métodos de colecta, organização, descrição, análise e interpretação de dados numéricos.
Em suma, pode-se dizer que a estatística permite:
▪ Descrever e compreender relações entre as variáveis;
▪ A tomada de melhores e mais rápidas decisões para fazer face à mudanças.
1.2. Conceitos básicos
1.2.1. População e amostra
Identificado o problema a analisar, a etapa seguinte de um estudo estatístico, é a recolha de dados necessários, apropriados, tão completos quanto possível e, sobre tudo, pertinentes para a situação que se pretende analisar.
Os dados podem ser obtidos a partir de um conjunto formado por indivíduos ou objecto que têm pelo menos uma característica em comum e observável que chamamos de população. Podemos falar em:
▪ População dos estudantes do curso de Gestão e Finanças;
▪ População dos operários da industria automobilística;
▪ População de alturas em “cm” das pessoas de determinado bairro;
▪ População de pecas fabricadas numa linha de produção, e assim por diante.
Como em qualquer estudo estatístico tem-se em mente pesquisar uma ou mais características dos elementos de uma população, esta característica deve estar bem definida. Considerando um elemento qualquer, deve-se afirmar sem ambiguidade se este elemento pertence ou não à população. É necessário que exista um critério de constituição da população.
No entanto, uma população pode ser, na maioria das vezes é um conjunto extenso. E num estudo estatístico, isso pode acarretar. Deste modo, limita-se o estudo a uma parte da população. A esta parte proveniente da população, denomina-se amostra (subconjunto finito de uma população). É com base nos resultados desta amostra que se pode tirar conclusões sobre as populações (Estatística Indutiva ou Inferencial).
1.2.2. Variáveis
A cada fenómeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo:
— para o fenómeno “sexo” são dois os resultados possíveis: sexo masculino e sexo feminino.
— para o fenómeno “número de filhos” há um número de resultados possíveis expresso através de números naturais: 0, 1, 2, ..., n.
- para o fenómeno “altura” temos uma situação diferente, os resultados podem tomar um número
...