INTRODUÇÃO ÀS ESTATÍSTICAS DE DESCRIÇÃO
Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO ÀS ESTATÍSTICAS DE DESCRIÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eafpinto • 4/10/2014 • Projeto de pesquisa • 318 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA DESCRITIVA
ETAPA - 01
PASSO - 01
A Estatística auxilia os profissionais a realizarem seu trabalho com mais eficiência, especialmente na análise de dados provenientes de quaisquer processos onde existe variabilidade, é usual dividir a Estatística em três grandes áreas que são:
• Estatística Descritiva: conjunto de técnicas que objetivam coletar, organizar, apresentar, analisar e sintetizar dos dados numéricos de uma população ou amostra. Assim, com esses dados é possível se obter uma ´´preliminar`` do resultado esperado da amostra.
• Probabilidade: modelos matemáticos que explicam fenômenos estudados pela Estatística em condições normais de experimentação;
• Estatística Inferencial: processo em que se deseja obter informações sobre uma população a partir de resultados observados na amostra. Esta apostila apresenta os conceitos básicos sobre a Estatística Descritiva.
2 ESTATÍSTICA DESCRITIVA
A estatística descritiva procura-se sintetizar e representar de forma compreensível a informação contida em um conjunto de dados. Isto é feito pela construção de tabelas,gráficos e cálculos de valores que representam a informação contida nos dados. O diagrama abaixo apresenta um resumo sobre a Estatística Descritiva. Primeiramente, defina-se um problema a ser estudado e, após a definição, determina-se o procedimento necessário para resolver o problema. A fase do planejamento é essencial, pois é nesta fase em que será escolhido o tipo de levantamento (dados) a ser utilizado (total ou parcial).
2.1 Coleta de dados
Esta fase compreende a coleta de informações, propriamente dita. Entretanto, é conveniente estabelecer uma distinção entre as duas espécies de dados:
• Dados primários – quando são coletados pelo próprio pesquisador ou organização a partir de uma fonte originária (coleta direta).
• Dados secundários – quando são coletados pela publicação do pesquisador ou organização (coleta indireta).
2.2 Crítica dos dados
Consiste em um tratamento prévio: os dados são contados e agrupados.
2.3 Apresentação dos dados
Nesta fase, os dados são apresentados de forma adequada para facilitar sua leitura e análise. Há duas formas de apresentação:
a)
Tabelas;
b)
Gráficos.
...