Geração de Cliente Para Sincronização
Por: Nicolas Mussi • 20/6/2016 • Projeto de pesquisa • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 257 Visualizações
1 Introdução
A sincronização é realizada a partir de uma aplicação que fica instalada em uma maquina do cliente a qual permite agendar a realização da importação e exportação dos dados que devem ser sincronizados entre o sistema tributário e o SIGISS ou pode ser realizado manualmente na hora que for necessário. E a segunda parte é feita por uma rotina no servidor cancer que executa uma aplicação que monitora a pasta “sync” que fica dentro de /home/nome_cidade/ que é para onde são enviados os arquivos de texto que a aplicação cliente gera com as informações do sistema tributário para que a aplicação interprete o arquivo e replique para o SIGISS.
1.1 informações trocadas
Todas as informações são incluídas em um arquivo de texto formatado em um layout especifico o qual pode ser compreendido nos manuais disponibilizados no dropbox no diretório: “dropbox/sigcorp_ti/manuais”, possuindo um layout individual para cadastros, boletos e pagamentos.
O sistema tributário envia cadastros de contribuintes do município (tipo J1 no sigiss), baseando-se em uma coluna da tabela de contribuintes do sistema tributário denominada “controle” a qual assume o valor “1”para os que já foram sincronizados e “0” no caso de alteração ou novo cadastro para que a aplicação saiba quais cadastro devem ser exportados para o sigiss.
Também são enviados para o sigiss os pagamentos realizados no sistema tributário referente aos boletos existentes no sigiss.
Já o sigiss envia apenas boletos/guia de pagamentos para o sistema tributário utilizando também de uma coluna controle com os valors “1” para já sincronizados e “0” para os que serão sincronizados na próxima execução.
2 Aplicação Cliente
Atualmente existem 2 versões de aplicações, SigcorpSyncronizator (Versão 1) e Cliente (Versão 2) os quais possuem plug-ins que são desenvolvidos para contemplar a estrutura de tabelas do sistema tributário da empresa que se refere e também o tipo banco de dados utilizado.
2.1 Preparando a aplicação Cliente
Para preparar uma aplicação será preciso utilizar o eclipse. É necessário criar uma pasta e nela adicionar as pastas: data, download, driver, lib e plugin, copiando manualmente, as quais estarão dentro da pasta do projeto do Cliente.
Depois de criada a pasta e o conteúdo ter sido adicionado o projeto Cliente deve ser exportado, clicando com o botão direito na pasta do projeto e selecionando a opção exportar. Após fazer isso será aberta uma tela onde será configurada a exportação. Abra a pasta java e selecione JAR file e clique em “Next”.
Depois na tela de especificações deixe selecionado apenas a pasta src e seleciona o destino do JAR file com o caminho da pasta que você criou.
Após selecionar os arquivos a serem compilados clique em next, e na próxima tela novamente next até chegar na tela onde selecionará o arquivo manifest que diz respeito ao arquivo inicial que a aplicação processará, clique em browse e depois selecione o projeto do cliente > src > META-INF > MANIFEST.MF e clique em ok:
Após selecionar o manifest da aplicação clique em ok, e então finish. Depois de gerado o Cliente.jar é necessário exportar o plugin, que deverá ser o correspondente à empresa desenvolvedora do sistema tributário e o banco de dados utilizado pelo sistema como por exemplo o plugin da empresa Elotech com banco de dados Oracle:
Realize novamente o mesmo processo, clicando com o botão direito em cima do projeto e selecione “Export”, selecione JAR file e novamente deixe selecionado apenas o src, porem o caminho de destino deve ser dentro da pasta plugin que você copiou para a nova pasta que foi criada para exportar a aplicação cliente compilada e novamente selecionar o MANIFEST do projeto que está exportando.
Depois de gerar o .jar referente ao plugin e coloca-lo no diretório correto a aplicação
...