IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DE INTERAÇÃO USUÁRIO-SISTEMA PRESENTES NOS SISTEMAS USADOS NO DIA A DIA
Por: Moisés Costa Lins • 5/4/2019 • Abstract • 2.489 Palavras (10 Páginas) • 275 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
MOISÉS COSTA LINS
IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DE INTERAÇÃO USUÁRIO-SISTEMA PRESENTES NOS SISTEMAS USADOS NO DIA A DIA
NOVA CRUZ-RN
2018
MOISÉS COSTA LINS
IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DE INTERAÇÃO USUÁRIO-SISTEMA PRESENTES NOS SISTEMAS USADOS NO DIA A DIA
Síntese referente ao conteúdo de interações usuário-sistema apresentado ao Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, a fim da obtenção de nota na disciplina Interface Humano-Computador.
Nova Cruz-RN
2018
RESUMO
O presente relatório descreve os tipos de interação, affordance e critérios de qualidade dos sistemas comumente usados em nosso dia a dia por diferentes tipos de usuários, a fim de mostrar pontos fortes e fracos dos mesmos.
A disciplina Interface Humano-Computador tem objetivo de mostrar as características que podem ser encontradas nos mais variados tipos de sistemas existentes e aplicar esses conceitos a fim de desenvolvermos sistemas, cada vez mais modernos e adequados, seguindo critérios vistos na disciplina.
Affodance. Perspectiva de interação. Critérios de Qualidade
Sumário
1.1 Perspectivas de interação 8
1.2 AFFORDANCE 8
1.3 CRITÉRIOS DE QUALIDADE 8
1.4 PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 9
2 CONCEITOS DE INTERAÇÃO 10
2.1PERSPECTIVAS DE INTERAÇÃO ENCONTRADAS EM ALGUMS SISTEMAS CONHECIDOS 10
2.3 IDENTIFICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE QUALIDADES PRESENTES EM SISTEMAS COMUMENTE USADOS 17
2.4 PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 19
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
3.1 Trabalhos futuros [RECOMENDADO para Pesquisa, OPCIONAL para extensão] 22
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO[pic 1][pic 2]
Perspectivas de interação
As interações ocorrem quando uma pessoa e um sistema se unem a fim de realizar tarefas. As perspectivas de interação podem ocorrer de várias maneiras. Quando o usuário se comporta como um sistema operacional ocorre uma perspectiva de sistema; quando o sistema interage simulando o ser humano temos uma perspectiva de Parceiro de Discurso, onde a interação passa a ser percebida como uma conversa. Quando o sistema vira um instrumento que auxilia o usuário a realizar tarefas, temos uma perspectiva de ferramenta. Quando há comunicação entre uma ou mais pessoas temos uma perspectiva de mídia.
AFFORDANCE
Características que mostram a alguém o que pode ser feito com um objeto e quais maneiras de utilizar o mesmo são conhecidas como affordance. Existem os seguintes tipos de affordance:
- Perceptível;
- Falsa;
- Oculta;
- Metafórica
CRITÉRIOS DE QUALIDADE
Deve-se elaborar maneiras de fazer com que o usuário possa usufruir o máximo possível das características de um dado sistema. Para isso Existem critétios que devem ser levados em conta.
Critérios de qualidade:
- Usabilidade
- Experiência do Usuário
- Acessibilidade
- Comunicabilidade
Estes critérios fazem com que a maioria do público use das principais características do sistema.
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Existem maneiras de avaliar a interface de um dado sistema e calcular o tempo estimado para que um usuário tome determinada decisão, as leis de Hick-Hyman e Fitts são exemplos.
CONCEITOS DE INTERAÇÃO
PERSPECTIVAS DE INTERAÇÃO ENCONTRADAS EM ALGUMS SISTEMAS CONHECIDOS
As perspectivas de interação que podemos encontrar nos diferentes sistemas computacionais que usamos são:
- Perspectiva de sistema;
- Perspectiva de parceiro de discurso;
- Perspectiva de mídia;
- Perspectiva de ferramentas.
Alguns sistemas que usamos diariamente fazem o uso dessas perspectivas individualmente ou não. Vejamos exemplos.
- Prompt de comando: Vemos aí a perspectiva de sistema, pois utilizamos de comandos específicos para realizarmos tarefas, também utilizamos a perspectiva de ferramenta, pois trata-se de uma ferramenta para configuração do sistema Windows.
- Bloco de notas: perspectiva de ferramenta e perspectiva de sistema. Trata-se de um editor de texto simples, porém, a partir de conhecimentos e comandos específicos é possível programar, ou mesmo criar legendas.
- NetBeens: perspectiva de ferramenta e perspectiva de sistema. Também se trata de uma ferramenta de desenvolvimento, porém, mais interativa que o bloco de notas. Consideramos um ambiente de desenvolvimento. Outros programas semelhantes também utilizam as mesmas perspectivas de interação, por exemplo: Eclipse, devC++, Notepad++, entre outros.
- Tradutor: Perspectiva de discurso. A versão web pode traduzir frases e lera-las para os usuários, existem também, aplicativos mais interativos que conseguem ouvir a voz do usuário e traduzir instantaneamente o que foi dito. Nesse contexto também funciona como ferramenta, assim, temos também a perspectiva de ferramenta.
- Cartola FC: Perspectiva de mídia. Trata-se um fantasy game, onde os usuários são os técnicos que escalam seus times a partir de jogadores reais. O desempenho de cada jogador resulta em uma pontuação específica. É possível a criação de ligas que fazem com que cada time interaja entre si.
- CorelDraw: Perspectiva de ferramenta e sistema. Um robusto pacote de ferramentas usado para artes gráficas em geral.
- Afinador: Perspectiva de discurso e ferramenta. O programa consegue identificar a frequência tocada pelo instrumento e associa a mesma a um acorde, retornando para o usuário uma escala do nível de afinação do acorde.
- Pesquisa de voz: Perspectiva de discurso. Um aplicativo capaz de associar a voz do usuário e pesquisar por algo referente ao que foi dito.
- Edmodo: perspectiva de mídia. Uma rede social voltada para alunos e professores, onde os professores criam grupos, lançam atividades e interagem com os alunos.
- Deezer: perspectiva de ferramenta e perspectiva de mídia. Ferramenta onde criamos um perfil e podemos ouvir músicas, criar play lists.
- Youtube: perspectiva de mídia. Uma rede social de compartilhamento de vídeos, mas já se pode compartilhar outros conteúdos e criar enquetes pela mesma.
2.2 IDENTIFICAÇÃO DE AFOORDANCE EM SISTEMAS UTILIZADOS NO DIA A DIA
Affordance é um conjunto de características capazes de revelar o que pode ser feito com um objeto e quais maneiras de utilizá-lo. Os tipos de affordance existentes são:
- Falsa affordance;
- Affordance perceptível;
- Affordance oculta;
- Affordance metafórica.
Alguns sistemas que usamos diariamente e os tipos de affordance presentes nos mesmos:
...