O Funcionamento dos Sistemas Multiprogramados e Sistemas Monotarefa
Por: Thiago Tavares • 12/2/2018 • Trabalho acadêmico • 1.165 Palavras (5 Páginas) • 831 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 4º
Disciplina: Sistemas Operacionais I
Professor: France Ricardo Marques Gonzaga
Aluno: Thiago Souza Tavares
Polo: Costa Rica – MS
RGM: 343.4286
ATIVIDADE AULA 01 a 04
ORIENTAÇÕES
1.Responda as seguintes questões:
2.Havendo atividades com respostas iguais caracterizara cola, assim as duas ou mais atividades serão desconsideradas, atribuindo nota zero a elas.
QUESTÃO 01
De a definição e como é o funcionamento dos Sistemas Multiprogramáveis e Sistemas Monotarefa:
Podemos definir os sistemas monotarefa, caracterizam-se por permitir que o processador, a memória e os periféricos permanecem exclusivamente dedicados a execução de um único programa.
Enquanto um programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento. A memória é subutilizada, caso o programa não a preencha totalmente, e os periféricos, como discos e impressoras estão dedicados a um único usuário.
Já os sistemas multiprogramáveis podemos definir como uma evolução dos sistemas monotarefa. Os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações.
Enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação de disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo.
As vantagens do uso desses sistemas são a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações.
QUESTÃO 02
Oque são sistemas operacionais para Mobile e qual a diferença dos sistemas operacionais convencionais.
Sistema Mobile são Sistemas Operacionais voltados para telefones e dispositivos móveis.
Sistema Mobile tem a conceituação de manipulação direta, utilizando sinais
em multi-toque. O intercâmbio com o Sistema Operacional abrange sinais como
somente tocar na tela, escorregar o dedo, e o movimento de "pinça" empregado
para se aumentar ou reduzir a imagem. Acelerômetros interiores são utilizados
por algumas aplicáveis para replicar à agitação do aparelho ou rodá-la em três dimensões.
Já o Sistema Operacional convencional ele mais ligação com o hardware. É ele que tem o maior contato e controle do computador e seus periféricos, trabalha como um gerenciador dos recursos do computador e controla os dispositivos de entrada e saída que são: teclado, mouse, impressora etc.
Tem maior poder de processamento, onde podemos fazer com maior agilidade nossos serviços do dia a dia.
Sistemas mobile são voltados exclusivamente para smartphone ”celulares” e dispositivos móveis, já os sistemas convencionais são voltados para o computador em si.
QUESTÃO 03
Como funcionam as interrupções no sistema operacional?
As interrupções funcionam da seguinte forma, o Sistema Operacional que decide que ação será tomada, quando a CPU é interrompida, ela para o que está fazendo e, de imediato, aciona toda a execução para a localização fixa executando o que foi pedido e voltando para o processamento que antes tinha deixado, uma interrupção pode ser gerada como o resultado de instruções de um processo.
A interrupção é utilizada como alternativa para evitar o desperdício de tempo do processador, quando o mesmo aguarda eventos externos. O mecanismo de interrupções permite que um controlador de periféricos chame atenção do processador. Fisicamente, o barramento de controle é usado pelos controladores de periféricos para o envio de sinais elétricos associados com a geração de uma interrupção. Uma interrupção sempre sinaliza a ocorrência de algum evento. Quando ela acontece, desvia a execução da posição atual de programa para uma rotina específica. Essa rotina, responsável por atender a interrupção, é chamada de tratador de interrupção. O tratador realiza as ações necessárias em função da ocorrência de interrupção. Ele é, simplesmente, uma rotina que somente é executada quando ocorre uma interrupção.
QUESTÃO 04
Como é o funcionamento dos processadores de arquitetura RISC?
O funcionamento da arquitetura dos processadores RISC e executado diretamente no hardware. A maioria dessas instruções não acessa a memória principal, pois nessa arquitetura existe um grande número de registradores Em função disso, as instruções trabalham com os registradores, não acessando a memória principal.
Sendo assim a RISC é bastante simples porque são executadas diretamente no hardware.
QUESTÃO 05
O que é uma máquina virtual e como é o seu funcionamento?
Máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real. É um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional.
Podemos definir como “uma duplicata eficiente e isolada de uma máquina real”. A IBM define uma máquina virtual como uma cópia isolada de um sistema físico, e esta cópia, está totalmente protegida, de maneira mais simplificada, podemos dizer que a máquina virtual funciona como um “computador dentro do computador”.
...