PRATICA IV: MARCHA ANALÍTICA DE SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS DO GRUPO III
Por: Diego Silva Sá • 25/5/2018 • Relatório de pesquisa • 2.087 Palavras (9 Páginas) • 660 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO[pic 1]
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL I
PRATICA IV: MARCHA ANALÍTICA DE SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS DO GRUPO III
Açailândia - MA
2018
DIEGO SILVA SÁ[pic 2]
MÁRCIO GARDENYO
VAGNER
PRATICA IV: MARCHA ANALÍTICA DE SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS DO GRUPO III
Relatório de prática experimental da disciplina de Analítica Experimental I do Curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal do Maranhão, como requisito para obtenção parcial de nota.
Açailândia - MA
2018
ÍNDICE DE TABELAS[pic 3]
Tabela 01. Produto de solubilidade de sulfetos.............................................................9
SUMÁRIO[pic 4]
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVO 6
3. MATERIAIS 6
4. PROCEDIMENTO 6
4.1. Preparação da mistura 6
4.2. Separação dos cátions em grupo III-A e III-B 6
4.2.1. Separação e identificação dos cátions em grupo III-B 6
4.2.2. Separação e identificação dos cátions em grupo III-A 7
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
5.1. Separação dos cátions em grupo IIIA e IIIB 8
5.1.1. Separação e identificação dos cátions em grupo III-B 8
5.1.2. Separação e identificação dos cátions em grupo III-A 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
- INTRODUÇÃO
O grupo III, é constituído dos íons Fe3+, Al3+, Cr3+, Ni2+, Co2+, Zn2+, Mn2+ que são precipitados na forma de hidróxidos ou sulfetos em solução tamponada com NH4OH/NH4Cl, contendo (NH4)2S.
Os elementos cromo, manganês, ferro, cobalto e níquel são elementos de transição e por esta razão suas propriedades estão relacionadas com o fato de terem a camada interna de elétrons incompleta, com valência variável, íons coloridos e uma forte tendência para formar íons complexos.
Os elementos zinco e alumínio não são metais de transição, mas o íons Al3+ tem muitas propriedades semelhantes às dos íons Cr3+ e Fe3+, o que pode ser explicado pelo fato destes íons terem a mesma carga e raios aproximadamente iguais.
O agente precipitante para o grupo III é o reagente contendo íon sulfeto. Desta forma, o grupo é precipitado adicionando-se solução de (NH4)2S a uma solução tamponante com NH4OH/NH4Cl contendo íons desse grupo.
Os íons Fe3+, Al3+, Cr3+ são precipitados como hidróxidos, enquanto os demais são precipitados como sulfetos. Os íons Al3+, Cr3+ e Zn2+ são separados dos outros íons devido as propriedades anfóteros de seus hidróxidos.
Na separação dos cátions deste grupo, pode-se empregar a reação com NH4OH em presença de NH4Cl. Nestas condições, precipitam Fe(OH)3, Al(OH)3 e Cr(OH)3 (grupo IIIA). O Mn2+ pode também ser precipitado como Mn(OH)2 e deve ser identificado nesta etapa. Uma vez precipitados como hidróxidos, podem ser separados e identificados.
Os outros cátions (pertencentes ao grupo IIIB e eventualmente cátions dos outros grupos) estarão no sobrenadante. Adiciona-se (NH4)2S em presença de NH4OH e NH4Cl para precipitação de CoS, NiS, ZnS e MnS. Os cátions dos grupos I e II não deverão precipitar como sulfetos.
O grupo III é separado em IIIA (precipitam como hidróxidos – ferro, alumínio e cromo) e IIIB (precipitam como sulfetos em meio básico – cobalto e zinco).
- OBJETIVO
Separar e identificar os cátions de metais de grupo III: Fe3+, Al3+, Cr3+, Co2+, Zn2+.
- MATERIAIS
Reagentes: Solução 0,2M de cátions Fe3+, Al3+, Cr3+, Co2+, Zn2+ (nitratos ou cloretos); Ácido clorídrico HCl 6M; Ácido nítrico HNO3 16M; Hidróxido de Sódio NaOH 4M; Hidróxido de amônia NH4OH 6M; Cloreto de amônia NH4Cl 2M; Tiocianato de amônia NH4SCN 1M; Acetona; Dimetilglioxima 0,1M; Nitrato de bário Ba(NO3)2 0,2M; H2O2 3%; Tioacetamida 1M.
...