RELATÓRIO DE ELEMENTOS DA QUÍMICA GERAL: SOLUÇÕES E DILUIÇÕES
Por: Christinabbbeck • 22/8/2019 • Relatório de pesquisa • 890 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
RELATÓRIO DE ELEMENTOS DA QUÍMICA GERAL :
PRATICA 1: SOLUÇÕES E DILUIÇÕES
Objetivo:
- Conhecer os procedimentos envolvidos na preparação de soluções a partir de um soluto sólido e da diluição de uma solução concentrada;
- Aplicar os cálculos apresentados ao longo do conteúdo teórico para determinar as concentrações das soluções preparadas;
Introdução teórica : Diluição de Soluções
É possível compreender que as soluções são misturas homogêneas, formadas pelo SOLUTO, aquele que é dissolvido, nesse caso, na prática proposta é o corante, pode ser também Violeta geneciana e o SOLVENTE, aquele que dissolve. Utilizamos uma solução de Na Cl com solvente universal: a ÁGUA, dissolvemos então duas soluções, o Na Cl e o corante em seguida. Para diluir uma solução consiste em adicionar uma porção de solvente puro. Em nosso dia a dia podemos observar diversas atitudes como preparação de alimentos, sucos, lavagem de roupas, utilizamos a diluição de soluções, através das misturas da água com outras soluções como pó do suco, sabão entre outros. Existe também o procedimento inverso, denominado Concentração de soluções. Quando diluímos uma solução, a massa (m1) do soluto não se altera, é a mesma na solução inicial e na final, ao adicionarmos uma porção de solvente, o volume aumentará (de V para V’) e a concentração diminuirá, ou seja DILUIÇÃO e CONCENTRAÇÃO são processos opostos, enquanto o primeiro aumenta o outro diminui.
PARTE I:
Materiais:
- Funil
- Espátula
- Bastão de vidro
- Vidro de relógio
- Becher de 100 Ml
- Balança de precisão
- Balão volumétrico de 100 mL
Reagentes:
Cloreto de sódio;
Solução concentrada: corante
Procedimento: Após separar os componentes que foram utilizados, iniciamos o procedimento, medindo em becher a quantidade de Na Cl que foi adicionado ao solvente, para isso realizamos o calculo para preparação dessa solução de 1 mol de NaCl, pesamos no vidro de relógio e em seguida, em um recipiente adicionamos a solução com um pouco de água que foi transferido para o balão volumétrico, utilizamos o funil de vidro e “agitamos” o mesmo algumas vezes fim de diluir todo Na Cl, tornando-se uma solução homogenia. Nomeamos a solução com a caneta, marcador permanente, denominamos de SOLUÇÃO A.
Observações: Sobre o procedimento acima, por ser simples, a prática foi tranquila para aprendizado e compreendemos um pouco sobre soluções, diluição e concentração, sobre solventes e também soluções homogenias e heterogenias.
Resultados e Cálculos:
Calculo realizado para precisão da quantidade de NaCl adicionado ao solvente: água.
1 mol ___58,5g (observar tabela periódica)
1 litro ____58,5g
0,1 _____ x
x = 5,85 g/ 100 mol.
PARTE II:
Materiais:
2 balões volumétricos de 100 mL
Pissete
Caneta: marcador permanente;
Pipeta volumétrica de 10 mL
Pipeta volumétrica
Pêra
Reagentes:
Solução A
Procedimento: Após realizamos os procedimentos para alcançarmos a SOLUÇÃO A (H2O + Na Cl), iniciamos a preparação da SOLUÇÃO B, nessa solução pudemos observar a concentração. Utilizamos a pipeta graduada para transferir parte da SOLUÇÃO A para um novo balão volumétrico, com auxílio do funil de vidro adicionamos CORANTE, observamos sua coloração após a diluição do mesmo. E em seguida, novamente realizamos a diluição de 1 mol/L. Utilizamos então uma nova fórmula para maior precisão. Após realizarmos o experimento da SOLUÇÃO B, realizamos um sequentemente da SOLUÇÃO C, onde observamos claramente o aumento do volume V e diminuição da concentração C. Nessa solução retiramos da SOLUÇÃO B, 5 ml de 0,1 mol/L. Na SOLUÇÃO C, adicionamos 100 mL com solvente (água).
...