Reação do Ácido Ascórbico com Água
Por: Rafahwel SIlva • 24/5/2019 • Ensaio • 322 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
Reação do Ácido Ascórbico com água
[pic 1]
[pic 2]
Por descrição às características físico-químicas do ácido ascórbico (Vitamina C), ele é “um sólido cristalino de cor branca, inodoro, hidrossolúvel e pouco solúvel em solventes orgânicos”. Mas, que não obstante, em água, ele reage intensamente formando H2CO3(aq), o qual com facilidade se decompõe em H2O(l) e em CO2(g).
De forma resumida, essa decomposição se dá, por conta do excesso de ácidos e de carbonatos que os efervescentes têm. Neles, o excesso desses grupos de substâncias em meio aquoso, leva ao deslocamento do equilíbrio químico do composto, no sentido da formação do H2O e do CO2, de acordo com os efeitos dos íons comuns e do princípio de Le Chatelier. Pois, embora no sentido direto da reação, o H2CO3 seja formado, ele é uma ácido muito instável e, portanto de vida curta.
Normalmente, esses efervescentes também trazem junto a sua composição, preparados químicos que lhe prestam cheiro e sabor agradável. E ao sofrer oxirredução em água, passam pela reação reversível supracitada, e perdem a sua atividade química.
Abaixo, trazemos todos os cálculos realizados, e no possível, algumas implicações dos resultados. Isso é feito, primeiramente para o CO2 , e depois para o O2.
- Número de moles de CO2, liberados numa reação de oxirredução, entre o Ácido Ascórbico (Vitamina C) e a água.
1ª Parte Determinar à pressão do CO2 encapsulado a temperatura de 26º C.
Dado que a pressão do vapor de água a 26ºC, diferentemente da ambiente (760mmHg a 25ºC), é igual a 25,209 mmHg ; e à relação:
PCO2 =Ptotal - Págua (Eq. 5)
Ao adicionarmos valores à expressão, a pressão do CO2 encapsulado é de:
PCO2 = 760 – 25,209 mmHg = 734,791 mmHg
Logo, o gás estudado está exercendo uma pressão de aproximadamente 735 mmHg sob o recipiente que o contem.
...