Relatorio de quimica organica
Por: fernanda16foz • 7/11/2016 • Relatório de pesquisa • 975 Palavras (4 Páginas) • 784 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
FERNANDA J RODRIGUES
IDENTIFICAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
Palotina-PR
2° semestre de 2016
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
FERNANDA J RODRIGUES
IDENTIFICAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS
Relatório apresentado à disciplina de Química Orgânica, como requisito para obtenção de nota na referida disciplina, do curso de Engenharia de Energias Renováveis, da Universidade Federal do Paraná. Sob a orientação da Professora Adriana Ferla de Oliveira
Palotina- PR
2° semestre de 2016
SUMARIO
INTRODUÇÃO
MATERIAIS:
METODOLOGIA
RESULTADOS E DISCUSSÕES
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Alguns grupos funcionais podem ser identificados a partir de certas reações e testes qualitativos de fácil execução, permitindo assim caracterizar os mesmos observando-se mudanças físicas provocadas por uma reação química,com isso analisamos alguns grupos funcionais sendo eles os ácidos carboxílicos,os fenóis e as aminas,que contém as propriedades e características descritas a seguir.
Os ácidos carboxílicos, RCOOH, ocupam um lugar central entre os compostos carbonílicos, podem ser identificados e caracterizados através de alguns testes como o com bicarbonato de sódio. Eles não são importantes apenas por si só, mas também porque são materiais de partida para preparar numerosos derivados como os ésteres, ou amidas e os cloretos de ácidos.
Os fenóis são compostos que apresentam grupos hidroxila ligados ao anel aromático,podem ser identificados através dos testes de hidróxido de sódio e teste com cloreto férrico. As propriedades físicas dos fenóis são semelhantes aos alcoóis, porém com certas diferenças específicas,os fenóis têm temperaturas de ebulição elevadas em relação aos hidrocarbonetos, este fato ocorre em decorrência da formação de ligações de hidrogênio no estado líquido, como ocorre na água.
As aminas são os derivados orgânicos da amônia, NH3, da mesma maneira que os alcoóis e os éteres são os derivados orgânicos da H2O. Como a amônia, as aminas contêm um átomo de nitrogênio com um par de elétrons isolado. A presença desse par de elétrons explica o comportamento básico e nucleofílico das aminas. Elas podem ser caracterizadas através dos testes de solubilidade e basicidade.
Esta prática teve como objetivo a identificação e confirmação de alguns grupos funcionais da química orgânica, que são os ácidos carboxílicos, fenóis, e aminas, através de reações químicas específicas para cada composto orgânico.
MATERIAIS:
- 01 Béquer de 50,0 mL;
- 01 Erlenmeyer 125,0 mL;
- 12 Tubos de ensaio;
- Bico de Bunsen;
- Pinça para tubo de ensaio;
- Bastão de vidro;
- •Vidro de relógio;
- Pisseta;
- Pipetas de 1,0 e 5,0 mL;
- Pipetador;
Reagentes:
- Fenolftaleína;
- Azul de Bromotimol;
- Solução de Permanganato de Potássio (0,01 M);
- NaOH ( 10 %)
- NaHCO3 (5%)
- Nitrito de Sódio;
- Cloreto Férrico (5 %) em etanol;
- Anilina;
- acetona
- H2SO4(3,0 M);
- HCl concentrado;
- β- Naftol;
- Ácido Benzóico;
- Fenol;
- Etanol
METODOLOGIA
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
1-Teste com bicarbonato de sódio
Colocar alguns cristais de ácido benzóico em um vidro de relógio. Adicionar gota a gota solução de NaHCO3 (5%). O desprendimento de gás (bolhas de CO2) indicará a presença de ácido carboxílico.
FENÓIS:
Teste com hidróxido de sódio (NaOH a 10% em água)
Adicione uma pequena quantidade da amostra a ser testada a 1,0 mL de hidróxido de sódio a 10,0 %. Agitar bem e observar se há desenvolvimento de cor. Caso isto não ocorra, deixe a solução em repouso por 30,0 minutos. Se houver precipitação, dilua a solução com 20 mL de água e agite.
...