A Logística Internacional
Por: higor95 • 9/6/2019 • Trabalho acadêmico • 870 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
Centro Universitário Jorge Amado
Avaliação 2 – Trabalho da Disciplina [2]
Salvador - BA
2018
Centro Universitário Jorge Amado
Discente: Higor dos Santos Araujo Matrícula: 173003407
Docente: Vivian Manuela Conceição
Disciplina: Logística Internacional
Turma: 030006 – Curso Superior de Tecnologia em Logística - Virtual
Avaliação 2 – Trabalho da Disciplina [2]
Trabalho elaborado pelo aluno Higor Araujo da turma 030006 do Curso Superior de Tecnologia em Logística - Virtual, para a disciplina de Logística Internacional, ministrada pela professora Vivian Manuela Conceição e avaliada para o semestre da unidade.
Salvador – BA
2018
Sumário
Introdução__________________________________________________03
Procedimento de importação___________________________________03
Custos e Riscos____________________________________________03 / 04
Modais utilizados___________________________________________04
País de Origem e Destino (Importação) __________________________05
Enquadrando o Regime Aduaneiro Especial______________________06
Conclusão________________________________________________06
Referências_______________________________________________06
03
Introdução
Na logística internacional nos deparamos sempre com regimes aduaneiros, e pode ser considerada aquela que fica mais próximo e em contato com as mercadorias. A parte da distribuição (modal) recolhe o produto do local onde ele se encontra, faz a roteirização através de um sistema, até a entrega no destino final do mesmo. Sendo assim, é necessário seguir todo conjunto de atividades, com compras, normas, procedimentos para uma boa execução. O objetivo do presente trabalho é mostrar todo um roteiro de produtos e peças automobilísticas, por meio do modal rodoviário e aquaviário, e desenvolver estratégias, observando sempre os custos, analisando e tendo em vista todos os processos alfandegários a serem seguidos.
Procedimentos de importação Auto/Peças
A importador deve estar de comum acordo com a empresa que irá disponibilizar a mercadoria, sendo necessário otimizar os processos para que as operações sejam diretas e rápidas. Para isso é necessário estudar rotas, valor do frete, a distância a ser percorrida onde na importação de Auto/Peças se faz necessário um amplo planejamento.
Custos e Riscos da Importação
Primeiramente para não correr nenhum risco ao importar produtos de segmentos Auto/Peças o indivíduo deve fazer uma análise da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
A NCM é um código para o tipo de produto que quer importar, é uma norma do Mercosul identifica a natureza das mercadorias. O objetivo do NCM é classificar os itens conforme a regulamentação do Mercosul. Ele facilita também estáticas do comercio exterior. Depois, é necessário saber se os produtos têm alguma licença específica de importação. A Licença de Importação é como se fosse uma autorização para importar determinados tipos de mercadorias.
04
Entre os impostos na importação formal estão: O Imposto de importação (II), alíquota de 0% a 35%; Impostos de Produto Industrializado (IPI), alíquota entre 5 e 20%; Programa da Integração Social (PIS); Contribuição para Fins Sociais (Confins) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS),a alíquota varia de acordo com o Estado. Já na importação simplificada, existem apenas dois impostos: O Imposto de Importação (II), alíquota de 60% e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), alíquota, em média, de 18%.
Modais utilizados
1º Rodoviário – Recolhendo o produto no local de origem e o transportando para o ponto de embarque na zona alfandegária do país em questão. No local de destino exerce a função de retirar o produto da zona alfandegária do país e o transportar até o consumidor.
2º Marítimo – Embarcando e desembarcando todos os produtos em containers de forma distribuída e organizada de um país ao outro.
[pic 1][pic 2]
05
Um dos principais países importadores de Auto/Peças para o Brasil é o Japão no qual seu procedimento é bastante burocrático e se dão desta forma.[pic 3]
...