A relação entre o crescimento demográfico, a produção de bens, o consumo humano e a preservação ambiental
Por: Wellington Moreira • 15/8/2021 • Trabalho acadêmico • 646 Palavras (3 Páginas) • 506 Visualizações
Atividade no Portfólio ciclo 2
Descrição da atividade
Responda à questão a seguir com base nos conceitos de crescimento humano e de meio ambiente, estudados no CRC da disciplina e em outras fontes bibliográficas:
Como ocorre a relação entre o crescimento demográfico, a produção de bens, o consumo humano e a preservação ambiental? Seu texto deve ter, no mínimo, uma lauda, e depois de concluir a resposta desta atividade, poste-a no Portfólio.
O meio ambiente é essencial à sadia qualidade de vida das presentes e futuras gerações. Desde os tempos mais remotos o homem tem a natureza como fonte fornecedora de seu bem-estar, agindo sempre como o predador do meio ambiente, desde a satisfação da mais simples necessidade até as intervenções de grande escala nas áreas comercial, industrial e econômico.
No entanto, esse raciocínio de exploração acumula, ao longo dos séculos, efeitos nocivos gerados por esse comportamento. Somado a isso o crescimento exponencial populacional, sustentada pela tese de evolução, crescimento e desenvolvimento da sociedade, tem exigido cada vez mais dos recursos naturais e finitos do planeta necessários para alimentação, moradia, vestuário, transporte, aquecimento, refrigeração, iluminação e lazer de centenas de milhões de seres humanos.
O efeito que esta demanda por produtos provoca e continuará provocando no meio ambiente é imenso: mineração, agricultura, criação de gado, pesca, fornecimento de água potável, indústrias variadas, construção civil, transportes e fornecimento de energia e etc. Devemos considerar também os resíduos gerados por toda esta cadeia de produção e o impacto no solo, nas águas e na atmosfera, aumentando as emissões de gases de efeito estufa e acelerando as mudanças climáticas.
Importa ressaltar que a expansão das atividades econômicas aumentará e muito a pressão sobre os ecossistemas remanescentes, acelerando mais ainda a degradação de biomas e consequentemente a extinção de espécies, mesmo antes de serem estudadas. É possível concluirmos então que, a questão populacional tem interferência significativa no equilíbrio do meio ambiente, da mesma forma que os impactos gerados pela demanda do crescimento populacional sobre os recursos podem ser fatais à manutenção da vida no planeta.
Nessa toada, a Sustentabilidade surgiu como um conceito ligado à conservação, manutenção e utilização responsável dos recursos naturais e finitos do meio ambiente no longo prazo, no qual as pessoas possam encontrar as condições necessárias para a sobrevivência da geração atual respeitando também a necessidade das próximas gerações. Surge também o termo Desenvolvimento Sustentável como objetivo de preservar o ecossistema, sem abrir mão de atender às necessidades socioeconômicas das comunidades e mantendo o desenvolvimento econômico.
Assim, o contexto atual impulsiona a cada nação a busca pelo desenvolvimento sustentável, contudo, a sustentabilidade precisa ser entendida e assumida em todos os segmentos da sociedade.
Sob essa ótica, a sustentabilidade deve contemplar as condições básicas para que todas as pessoas disponham dos recursos necessários a uma vida saudável e de boa qualidade, isso implica a redução ou erradicação da pobreza.
Podemos
...