Atendimento ao cliente
Por: jujufr • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.963 Palavras (8 Páginas) • 192 Visualizações
1.1- Gestões de Pessoas
A gestão de pessoas tem sido umas das áreas mais discutidas dentro das principais organizações, por ser contingencial e situacional depende de vários aspectos, que podem influenciar na cultura que existe na empresa. Ainda é de grande influência no ambiente externo e interno, no contexto ambiental, nos negócios da empresa e nos processos internos.
Segundo Chiavenato (1999) a gestão é o conjunto de politicas de gerenciamento que pode comtemplar os recursos humanos, incluindo o recrutamento de pessoas, a seleção, treinamento e avaliação de desempenho. Dutra define gestão de pessoas como o conjunto de politicas e praticas que reunidas buscam alcançar os objetivos e metas da organização. Para ele os princípios e o que delimita as decisões como as pessoa se comportam dentro da organização, já as praticas são as ações que serão utilizadas a fim de guiar nas decisões.
Para Chiavenato (2004),o administrador desempenha quatro funções dentro da empresa, seja ele diretor gerente ou chefe administrativo a seguir:
Planejar é o primeiro pilar da empresa é a função permanente administrativa, a que definem os objetivos, as diretrizes e as metas pretendidas. Planejar é então determinar o que se quer antecipadamente os resultados que se pretende alcançar e os caminhos que serão seguidos. Sobre a função planejar Chiavenato diz que:
O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los." (CHIAVENATO 2000, p.195)
Controlar significa verificar se a execução esta sendo feita, os resultados devem ser acompanhados a fim de corrigir possíveis erros que surgem. Além disso, as falhas são apontadas e as correções são propostas. Stoner (1999, p.7) diz que: “Através da função de controlar, o administrador mantém a organização no caminho escolhido” Temos assim, por exemplo, o controle da qualidade de um produto ou serviço.
Organizar as tarefas a serem feitas deve estar dentro dos tipos de métodos previamente definidos, assim como as diferentes rotinas a serem seguidas e as pessoas que designadas para cada execução das tarefas. Isso se chama recrutamento de pessoal, onde a seleção se faz necessária para escolher a pessoa realmente qualificada para exercerem as atividades pretendidas.
Depois do planejamento e da organização, a etapa a seguir é a direção, a função de liderar, fazendo com que os subordinados executem suas tarefas. Neste caso o administrador deve transmitir os planos e estimular através da motivação para que as metas sejam alcançadas, Chiavenato define o processo administrativo como um conjunto de sequencia para as funções administrativas, como é ilustrado na figura 01 :
Figura 01: Processo Administrativo
Fonte: O Processo Administrativo, CHIAVENATO, 2004.
Para a administração todos na empresa precisam estar engajados nas atividades propostas independentemente de suas funções procurando alcanças os objetivos e metas organizacionais.
1.2 Objetivo de Gestão de Pessoas
Os objetivos da Gestão de Pessoas são variados, a administração de recursos a Humanos devem contribuir para sua total eficácia. Ajudar a organização traçar objetivos que podem ser alcançados assim a eficácia só é atingida com as metas e resultados. Deve também propor competitividade na organização entre os colaboradores, tornando-os mais produtivo o que beneficia a todos os clientes.
Além disso, a organização deve se preocupar em manter pessoas bem treinadas e motivadas, para isso o primeiro passo é capacitar e preparar constantemente, o segundo passo é reconhecer o esforço através de benefícios e incentivos.
Outro fator a ser colocado é o fato do colaborador se sentir auto- realizado com o trabalho desempenhado dentro da empresa, a felicidade e a satisfação são fatores determinantes para o sucesso da organização.
• Necessidades Fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
• Necessidades de segurança, que comtemplam além de se sentir seguro dentro de casa a estar seguro na empresa e que trabalha.
• Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e como a ser aceito em um determinado grupo
• Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas atividades dentro da organização e dentro d um grupo.
• Necessidades de auto realização estar totalmente realizados com as outras necessidades, ter autonomia, controle e independência .
Para Chiavenato (1982 p. 418) “a complexidade da motivação humana é brilhantemente ilustrada e compreendida através da Pirâmide de Maslow na chamada Hierarquia das Necessidades.
Maslow (2000, p.105) ainda complementa dizendo que “as necessidades vão se tornando mais sofisticadas à medida que mudamos de nível”.
As necessidades de Maslow são descritas em uma pirâmide conforme figura 02
Figura 02:Hierarquia das Necessidades de Maslow
Fonte: Chiavenato (2006, p. 171)
Embora a Teoria de Maslow tenha sido considerada umas das melhores teorias, ainda assim tem sido questionada, por exemplo, quanto a ordem das necessidades sem a possibilidade de inversão ou troca, uma pessoa poderia estar realizados em uma em uma necessidade e não em outra.
1.3– Processo de Gestão de Pessoas
O processo de gestão de pessoas para Chiavenato incluem administração de salários, qualidade de vida, saúde, plano de benefícios sociais, remuneração, treinamento relações sindicais. Esse processo é necessário para criar condições ambientais e psicológicas para o funcionário desempenhar suas tarefas de forma satisfatória.
O Profissional da modernidade, bem qualificado não se interessa apenas pelo salario oferecido pela empresa, ele espera além disso condições físicas e psicológicas para a realização
...