Comunicação Gestão Publica
Por: roger Soares • 3/11/2019 • Trabalho acadêmico • 575 Palavras (3 Páginas) • 489 Visualizações
1- Dê exemplos de situações em que as pessoas informam, mas não se comunicam.
R: Cartazes, Banners, Placas, Panfletos.
2- Procure identificar os elementos do aparelho fonador cujo funcionamento é necessário para a codificação das mensagens.
R: Tom de voz, timbre de voz, maneira de expressão, não é só necessário ter uma ideia clara e necessário codifica-las de maneira correta para que todos interpretem da mesma forma.
3- Analise a frase: “O significante está nas coisas, o significado está nas pessoas e o entendimento está entre as pessoas. ”
R: O significante é por exemplo um relógio, o significado está no utilizar do relógio pode ser para acompanhar as horas ou somente um acessório, e o entendimento vai de cada um.
4- Conte uma história com muitos detalhes a uma pessoa. Peça para que ela conte a mesma história a uma outra pessoa. E assim sucessivamente, até que tenha sido contatada 5 pessoas. Peça então a última pessoa que reproduza a história. Analise, então, as filtragens e distorções que ocorrem ao longo do processo.
R: A história reproduzida pela primeira pessoa, vai sendo modificada a cada vez que se é contada assim cada pessoa da ênfase ao que acha mais importante assim filtrando e distorcendo algumas partes.
5- Analise a frase: “ninguém e capaz de encobrir uma mentira; se a pessoa mente com a boca, não mente com as mãos, se mente com as mãos, não mente com os pés.
R: Esta frase significa que por mais que a pessoa tente encobrir algo ou sustentar uma mentira, seu corpo irá entregá-lo. Se você for atento, verá alguma expressão diferente e saberá que a pessoa está mentindo, por dentro a pessoa tem consciência de que a mentira em algum momento isso irá escapar.
6- Identifique palavras cujo significado varia em função da região em que são ditas.
R: Trampo- Local de trabalho
Mina- Garota, menina, amiga
Juntar os trapos- Casar, formar um casal
Larica- Sentir fome
Vaza daqui- O mesmo que saia daqui
Basculhar- Procurar algo
7- Analise em que medida os preconceitos e estereótipos interferem na qualidade de nossas comunicações.
R: Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória a pessoas, lugares ou tradições consideradas diferentes ou antiquadas.
O estereótipo é um conjunto de crenças que dá a imagem simplificada das características de um grupo ou dos membros de um grupo. Podemos dar o exemplo que " dizem que os curitibanos são mal morados e antipáticos" Sendo assim toda vez que alguém se refere a curitibanos o próximo pensa em pessoas antipáticas e de cara fechada, sem ao menos ter um conhecimento mais apurado.
8- Que procedimentos podemos adotar para a identificação do nível de conhecimentos de nossos interlocutores em relação ao assunto que pretendemos abordar?
R: Se um advogado referir a palavra a um juiz utilizara de palavras formais de
...